Cacoal receberá no próximo dia 29 o lançamento da Campanha de Vacinação das Populações Indígenas da Américas, evento organizado pelo Ministério da Saúde, que trará na sua comitiva o ministro Ricardo Barros. A aldeia Paiter-Suruí da linha 9, que tem 127 membros e 28 famílias (a terceira maior aldeia da etnia) foi escolhida pelo ministério para o lançamento, que tem o apoio da administração municipal, por meio da Secretaria de Obras, com a manutenção das estradas e a preparação dos locais de pouso de helicóptero e concentração de pessoas na tribo.

A previsão é que aproximadamente 700 pessoas, entre convidados e indígenas, participem do evento, de grande visibilidade. Na opinião da prefeita Glaucione Rodrigues (PMDB), “é uma honra para Cacoal receber um evento importante, não só para o Brasil, mas para todas as américas” e que dará atenção mundial ao município. As comunidades indígenas de Cacoal merecem esse reconhecimento do Ministério e, segundo a prefeita, a forma responsável de convivência das tribos é um dos motivos que levaram à escolha.

Em visita ao local do evento na tarde desta segunda-feira (03), o vice-prefeito e secretário de Obras, Eicirone Deiró (PP)- acompanhado de técnicos do Departamento Sanitário Especial Indígena (Dsei) e Fundação Nacional do Índio (Funai)-, garantiu às lideranças indígenas que tudo estará pronto ao evento em tempo. Eicirone avaliou a melhor forma de receber a comitiva, juntamente com as lideranças, que se mostraram satisfeitas pela atenção da Prefeitura de Cacoal.