A Prefeitura de Cacoal, através da Fundação Cultural de Cacoal (Funccal), entregou na manhã desta quinta-feira (20) a Carteira Nacional do Artesão do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) para índios da aldeia Suruí do município de Cacoal.

No total serão entregues 280 carteiras, feitas pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), distribuídas para artesãos de 27 aldeias, que trarão benefícios como participação em feiras de artesanato e descontos na compra de matérias primas.

No ato o secretário da Sejucel, Rudnei Paes agradeceu a prefeita Glaucione e a Prefeitura de Cacoal pela parceria com o estado e por implementar políticas publicas para as comunidades que precisam.

O chefe da aldeia Surui, Almir Surui, também agradeceu a oportunidade e salientou o quão importante é o reconhecimento para o povo indígena e que, além de valorizar o artesanato, também ajudará a fortalecer a economia local.

A prefeita Glaucione Rodrigues finalizou parabenizando a Funccal pela iniciativa, e reiterou a importância da valorização do índio e da casa do artesão no município para a venda dos objetos confeccionados.

Também estiveram presentes a vereadora Maria Simões, representando a Câmara Municipal, Ana Neri, representando a Funai, entre outras autoridades.