Ministro da Saúde vem à tribo Paiter-Suruí, em Cacoal

Cacoal receberá no próximo sábado o lançamento da Campanha de Vacinação das Populações Indígenas da Américas, evento organizado pelo Ministério da Saúde, que trará na sua comitiva o ministro Ricardo Barros. O evento acontecerá na aldeia Peiter-Suruí da linha 9, que tem 127 membros e 28 famílias (a terceira maior aldeia da etnia) e foi escolhida pelo ministério para o lançamento. A administração municipal, por meio da Secretaria de Obras, tem apoiado o lançamento com a manutenção das estradas e a preparação dos locais de pouso de helicóptero e concentração de pessoas na tribo.

A previsão é que aproximadamente 700 pessoas, entre convidados e indígenas, participem do evento, de grande visibilidade. Na opinião da prefeita Glaucione Rodrigues (PMDB), “é uma honra para Cacoal receber um evento importante, não só para o Brasil, mas para todas as américas” e que dará atenção mundial ao município. As comunidades indígenas de Cacoal merecem esse reconhecimento do Ministério e, segundo a prefeita, a forma responsável de convivência das tribos é um dos motivos que levaram à escolha.

Em visita ao local do evento, o vice-prefeito e secretário de obras, Elcirone Deiró acompanhado de técnicos do Departamento Sanitário Especial Indígena (Dsei) e Fundação Nacional do Índio (Funai), garantiu às lideranças indígenas que tudo estará pronto ao evento em tempo. Elcirone avaliou a melhor forma de receber a comitiva, juntamente com as lideranças, que se mostraram satisfeitas pela atenção da Prefeitura de Cacoal. O Governo do Estado por meio do departamento de Estradas e Rodagem (DER) tem auxiliado com as ações de patrolamento.

De acordo com a gestora do distrito sanitário indígena em Cacoal, Solange Pereira Viera Tavares, a equipe de organização do evento já está em Cacoal e as demais autoridades ligadas ao evento devem chegar até sexta-feira, exceto o ministro da saúde, Ricardo Barros, que chegará ao município no sábado.

Nota aos taxistas

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Cacoal comunica a todos os taxistas que a partir desta terça-feira (25) os veículos deverão, obrigatoriamente, possuir taxímetro. A exigência deve-se a uma decisão judicial. A fiscalização começa nesta terça-feira e veículos em circulação que não possuírem o aparelho serão notificados e recolhidos.

A decisão já havia sido discutida em uma reunião entre taxistas, vereadores, o secretário de trânsito Gilmar Andrade e a prefeita Glaucione Rodrigues em fevereiro.

Prefeitura de Cacoal recebe ambulância zero km

A Prefeitura de Cacoal recebeu na manhã desta terça-feira (25) uma ambulância tipo A, zero km, adquirida com recursos de emenda parlamentar de 2016, da prefeita Glaucione Rodrigues enquanto deputada estadual.

Durante a entrega, que aconteceu no Ambulatório Materno Infantil e contou com a presença de vereadores, secretários municipais e servidores da saúde, a prefeita falou sobre a alegria de estar entregando mais um beneficio ao município, que sabe da dificuldade que a saúde passa, mas que fará o possível para colocá-la nos trilhos, e que esta trabalhando com honestidade e seriedade para que as coisas se resolvam.

A secretária de Saúde, Maria da Penha, frisou a importância da chegada de uma ambulância, pois o município acaba dando suporte e apoio ao Hospital Regional, e ao Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (Heuro) fazendo o transporte de pacientes não só dentro de Cacoal como também para Porto Velho.

NOTA À POPULAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Cacoal informa que o desconto de 20% para o pagamento até o final do mês 4 é apenas sobre o IPTU (Imposto Sobre Posse e Propriedade de Imóveis Urbanos), que tem destinação (aplicação) livre, conforme aprovação na Lei Orçamentária (Saúde, Educação, Infraestrutura e outros). A Lei atual não permite desconto sobre a taxa de coleta de lixo, que destina-se (aplicação exclusiva) a custear a coleta de lixo e destinação final dos resíduos sólidos. Da mesma forma, não autoriza desconto sobre a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (COSIP) sobre imóvel não edificado, que é vinculada (destinada) a pagar pelos gastos com a iluminação pública.

Prefeitura de Cacoal

Administrar é Cuidar Juntos