Prefeitura de Cacoal fará licenciamento de médio impacto ambiental

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura de Cacoal recebeu nesta quarta-feira (26) mais de 200 processos de licença ambiental, feitas no município, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

O repasse faz parte do processo de descentralização, que antes era de competência do Governo do Estado, para os municípios, previsto na Resolução nº 07 de 17 de novembro de 2015.

Agora Cacoal ficará responsável pelo “Licenciamento Ambiental de atividades e empreendimentos de médio impacto que causem ou possam causar danos ambientais de âmbito local, promovendo assim o exercício da competência comum relativa à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição ambiental em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora”, de acordo com a Sedam.

O assessor de Descentralização Ambiental do Estado, Marco Antônio Garcia Souza, afirmou que a mudança proporcionará um serviço mais célere e de maior qualidade para os contribuintes.

O secretário de Meio Ambiente, Leandro Chagas, agradeceu pelo Governo do Estado por proporcionar esta competência ao município, visto que com os processos mais próximos também ficará mais fácil resolver possíveis problemas que possam ocorrer com documentações.

Começa nesta sexta (28) a Pré-campanha Antirrábica Animal

A Prefeitura de Cacoal através da Coordenação de Vigilância em Saúde, Vigilância Ambiental, Zoonoses e Vetores realizará nos dias 28 de abril e 05 de maio a pré–campanha antirrábica animal.

No dia 28 as vacinas serão aplicadas na Igreja Católica, Rua D, esquina C/A, no Bairro São Marcos e na praça local do Residencial Paineiras, das 09 às 12 horas e no dia 05 de maio, na Casa do Sérgio, Rua B, nº 3682, Bairro Morada Digna e na Mercearia Vitória, localizada no Bairro Vitória das 09 às 12 horas.

É de suma importância que os moradores dos bairros escolhidos para a pré-campanha levem seus animais de estimação, já que muitos não foram vacinados anteriormente contra a raiva e esta doença é de grande relevância para saúde pública, sendo incurável e fatal em animais e também podendo afetar humanos.

O restante da população poderá vacinar seus cães e gatos na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Raiva que ocorrerá em Setembro, em Cacoal.

Clima ajuda e Semosp avança nas áreas rural e urbana de Cacoal

Com a gradativa diminuição das chuvas, Semosp amplia serviços de campo

Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos – Semosp, recuperaram na segunda-feira (24), um importante trecho das duas vias da Avenida Rio de Janeiro, no centro de Cacoal e mais de 7km de estradas vicinais.

Contrariando a instabilidade climática que ainda atrapalha o andamento dos serviços de campo, a equipe da “Operação Tapa Buracos” enfrentou ontem um duro dia de sol e calor intenso para realizar o trabalho. Foram quase dez horas de serviços de limpeza, recorte, abertura de buracos e aplicação da massa asfáltica e, em outros casos, bloqueteamento, seguidos de compactação pelo rolo compressor para dar acabamento e maior durabilidade aos serviços. Um processo trabalhoso que exige empenho da equipe. Mais de trinta buracos de diversas dimensões foram completamente fechados naquele local.

Cumprindo o cronograma de obras definido pela prefeita Glaucione Rodrigues (PMDB) em conjunto com o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Cirone Deiró (PP), para a Operação Tapa Buracos, a equipe da Semosp se desloca diariamente para outros locais do centro da cidade, começando a garantir melhor trafegabilidade aos motoristas e motociclistas que usam as avenidas.

Na área rural, foram recuperados mais de 7km de estradas na linha 09 no sentido à Funai. Um importante trabalho de limpeza e cascalhamento que vinha sendo reivindicado pelos moradores da região.

Além da recuperação das vias públicas, a Semosp vem realizando diariamente a manutenção da iluminação pública de Cacoal. São dezenas de pontos que requerem trocas de lâmpadas, reatores, reles, fiação, construção de caixas elétricas e muitos outros serviços mantidos pela equipe.

Com a estiagem, a Semosp deve intensificar ainda mais os trabalhos de campo na cidade.

Semosp constrói ponte sobre o “Rio dos Ferreira” em pleno feriado

População se juntou aos servidores da Semosp para ajudar na construção da ponte

Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos – Semosp, construiu uma importante ponte sobre o Rio dos Ferreira na Linha 13, que dá acesso a dezenas de famílias de produtores rurais e alunos daquela região de Cacoal.

A ponte velha havia cedido com a intensidade das chuvas e foi preciso uma “força tarefa” para a construção da nova estrutura. Dispondo de máquinas e servidores trabalhando em pleno dia de feriado de Tiradentes, a Semosp contou com a participação expressiva da população local, que colaborou com mão de obra e madeira de suporte para a ponte.

O trabalho teve inicio no fim da tarde de quinta feira (20), quando a equipe retornava de um longo dia de trabalho. A urgência do serviço fez com que os servidores da Semosp se deslocassem ainda durante o dia para dimensionar o problema. Uma PC foi usada para o deslocamento da estrutura velha e a implantação da nova. Foram dois dias de trabalho intenso que resultaram em uma ponte de mais de 16 metros de comprimento que atenderá com segurança os moradores daquela localidade.

Segundo o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Cirone Deiró (PP), o que mais impressionou na construção da ponte foi a boa vontade dos servidores em trabalhar no dia de feriado enquanto podiam estar com suas famílias e a disposição das pessoas em ceder sua mão de obra e colaborar com a madeira para a construção. “Esta ponte é uma prova viva de que quando o povo se une ao poder público as coisas acontecem com mais rapidez e todos ganham”, disse Deiró.