Diante da situação que a cidade amanheceu nesta quinta-feira (27), a administração municipal de Cacoal mobilizou as secretarias para que dessem atendimento à população atingida de forma rápida e pontual. Desde a madrugada equipes da Defesa Civil trabalhavam no atendimento às famílias e orientando as pessoas sobre como evitar riscos. Máquinas e pessoal da Secretaria de Obras também estiveram mobilizados, de forma a evitar que as águas causassem mais danos às vias urbanas e às residências atingidas.

Logo nas primeiras horas do dia os secretários se reuniram e deliberaram ações que pudessem ser tomadas de maneira urgente para que os prejuízos fossem amenizados. Com uma quantidade de águas incomum para o período, as chuvas da madrugada da quinta-feira causaram alagações, rios que cortam a cidade transbordaram e obras iniciadas foram prejudicadas.

A situação de emergência, que já havia sido decretada em 15 de fevereiro deste ano, deve ser mantida para as ações a partir de agora. As equipes continuam em atendimento à população atingida e locais que sirvam de abrigo já estão sendo providenciados. Todos os estragos estão sendo catalogados em material fotográfico e de vídeo, para que sirvam de documentação para a nova situação de emergência. As pessoas que precisem de atendimento e apoio devem ligar para a Defesa Civil, no número 3907 4040.