A primeira audiência do Plano Plurianual (PPA) de Cacoal aconteceu na noite desta sexta-feira (05) na Câmara de Vereadores do Município. A população foi convidada amplamente a participar do evento, que é uma das diretrizes da administração municipal para tomar as decisões que irão mudar a cidade nos próximos quatro anos. Presidentes de bairros, vereadores e representantes do executivo municipal, entre eles a prefeita Glaucione Rodrigues (PMDB), participaram do evento, que deu a oportunidade aos membros da comunidade cacoalense de se manifestarem, fazerem questionamentos e sugestões.

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Roberto Duarte Bezerra, o Paulinho do Cinema (PP), falou da importância de se planejar as ações do executivo e que essas ações têm apoio da Câmara.

A presidente da Umam, Sonia Maria, representando os presidentes de bairros, disse que as discussões são fundamentais para que a cidade avance e que as divisões por zoneamento facilitarão as tomadas de decisões.

Ricardo de Sá Vieira, secretário de Planejamento do município, falou do pioneirismo de Cacoal em ser o primeiro município de Rondônia a ter o PPA on line, onde a população poderá opinar sobre onde investir o dinheiro público por meio de um site (www.cacoal.ro.gov.br/ppa) e que nas próximas reuniões espera uma participação maior da comunidade. A próxima audiência está marcada para o dia 11 na Unir-Cacoal.

A contribuição da população à administração municipal é o ponto fundamental para o avanço do município, na opinião do vice-prefeito, Elcirone Deiró (PP), que também é secretário de Obras do município. Lembrando o apoio do vereadores, Cirone, como é mais conhecido, falou que Cacoal está no caminho certo e vai conseguir mudar.

PREFEITA

A mesma opinião tem a prefeita Glaucione, que fez questão de reforçar a sintonia de trabalhos com o vice e que não há brigas política no âmbito da administração municipal. Falou ainda de que é sabedora dos problemas enfrentados atualmente no município e que está tomando medidas que vão melhorar essa realidade. A prefeita, a exemplo do que fez na apresentação de 100 dias de governo, lembrou das licitações em andamento, priorizando o tapa-buracos e recapeamento asfáltico, e do apoio do governo do Estado a Cacoal.

Ainda sobre sua administração, Glaucione disse saber da expectativa que há na população sobre seu mandato e que não pode decepcionar, da mesma forma que seus secretários. Sobre seus assessores, disse ter “bons ouvidos” e que apurará de maneira firme qualquer denuncia de desmando, já que, como ela disse, “podem até falar da demora na administração, que segue prazos e as leis, mas jamais falarão de corrupção”.