Campanha de vacinação de povos indígenas é lançada em Cacoal

Aconteceu no último sábado (06) na aldeia Paiter–Suruí da linha 09, setor rural de Cacoal, o lançamento nacional do Mês de Vacinação dos Povos dos Povos Indígenas (MPVI), organizado pelo Ministério da Saúde, e do 15º Mês de Vacinação das Américas, coordenado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Durante o evento que contou com a presença de lideranças indígenas das etnias Suruí, Cinta-Larga e Rikbatsa, do secretario Especial de Saúde Indígena, Marco Toccolini, corpo técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde, o oficial de família, gênero e curso de vida, da OPAS/OMS, Bernardino Vitoy, secretários municipais, vereadores, e outras autoridades, o Vice-prefeito Elcirone Deiró falou da importância da campanha, “É um momento impar para a comunidade indígena de Cacoal e toda a região, nós sabemos que temos várias etnias que rodeiam nosso município. Cacoal recebe desses indígenas até o fortalecimento da parte econômica, como plantações de café, banana, castanha. Então para nós é uma grande satisfação. Eu vim aqui trazer o abraço da nossa prefeita Glaucione ao nosso povo indígena. Pra nós é uma tremenda alegria estar aqui junto com eles nesse grande lançamento”, finaliza.

A Campanha

O mês de vacinação dos povos Indígenas é uma ação organizada anualmente pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, que visa fortalecer a vigilância epidemiológica das doenças imunoprevensíveis nas aldeias e áreas de difícil acesso e com baixa cobertura vacinal, como hepatite B, paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche, meningite, influenza, caxumba, febre amarela, HPV entre outras.

Locais e horários de Campanha de vacinação são alterados

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) da Prefeitura de Cacoal comunica que os horários das Unidades da Saúde da Família que participam da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, foram alterados.

As Unidades Básicas de Saúde Cristo Rei, Bairro Floresta; Edmur José Marchioli, Bairro Liberdade; Luiz Moreira, Bairro P. Fortaleza; Princesa Isabel, Incra; São Judas Tadeu, Riozinho; FNS, SESP e Nova Esperança, localizada no Bairro BNH, continuam aplicando as vacinas de segunda a sexta no período da manhã.

Já a Unidade de Saúde da Família no Village do Sol, aplicará somente as quintas-feiras e Gonçalves Ledo, no Bairro Industrial, as segundas. Ambas no período da manhã.

Os locais de vacinação no sábado, dia 13 de maio, também foram alterados. Agora a vacina será oferecida na Igreja São Sebastião, Bairro Teixeirão, e na Igreja Católica Bairro São Marcos, além das Unidades de Saúde, das 08 às 17 horas.

Quem deverá ser vacinado?

A vacina é destinada a gestantes, puérperas até 45 dias após o parto; crianças de 06 meses a menores de 5 anos; trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com mais de 60 anos; povos indígenas, e portadores de doenças crônicas como: doença crônica respiratória, cardíaca, renal, hepática, neurológica, diabetes (em uso de medicação), transplantados (órgãos sólidos), obesos (grau III), imunodeficiência congênita ou adquirida e imunossupressão por doenças ou medicamentos, estes deverão apresentar prescrição médica.

Atenção! A Campanha vai até o dia 26 de maio. Se você está em algum desses grupos, procure os locais indicados portando a carteira de vacinação. Quem lembra da vacina, se protege da gripe!