Prefeitura fecha parceria para desenvolver projetos de ressocialização com detentos em Cacoal

A prefeita Glaucione Rodrigues esteve reunida na manhã desta terça-feira (16) com o gerente de Reinserção da Secretaria de Justuça (Sejus), Anderson Dias, a presidente do Fundo Penitenciário, Núbia Amparo, e a assistente social Iza Celesti para formalizarem o projeto de ressocialização de apenados do município de Cacoal.

O projeto, que é uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Justiça, está sendo discutido desde fevereiro e propõe que apenados e apenadas do regime semiaberto possam ser utilizados para prestação de serviços ao município, os quais serão monitorados por equipamentos eletrônicos.

O objetivo, além de obter mão de obra para execução de trabalhos como auxílio na limpeza pública e manutenção da cidade, é contribuir no processo de ressocialização dos apenados, inserindo-os novamente no mercado de trabalho e reintegrando-os à sociedade.

A Prefeitura de Cacoal também firmou parceria junto a Administração do Presídio de Cacoal para colocar em prática um curso de corte e costura realizado pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semast), onde as reeducandas confeccionarão lençóis e roupas de bebê que serão doadas às mães carentes atendidas no Hospital Materno Infantil. Ainda há a possibilidade de ser instalada uma fábrica de blocos de concreto e bloquetes dentro do mini-presídio de Cacoal, para que apenados do regime fechado produzam material para serem utilizados nas ruas da cidade.

Atleta cacoalense é campeão da Corrida do Trabalhador de Parecis

O atleta Dionatan Cardoso Dos Santos representou Cacoal na 1ª Corrida do Trabalhador de Parecis no ultimo domingo (14), sagrando-se campeão na classificação geral da competição. A Prefeitura Municipal de Cacoal, por meio da Autarquia Municipal de Cacoal (AMEC), apoiou Dionatan o cedendo às passagens para que o atleta pudesse competir.

Após a vitória Dionatan se pronunciou dizendo que “foi um prazer competir e representar Cacoal na 1ª edição do evento”. Ele ainda agradeceu pelo apoio recebido da AMEC. Para Dionatan, esta competição também serviu de teste para a Corrida do Trabalhador de Cacoal, programada para o próximo dia 28.

Presidente da ALE promete recursos em dobro e DER pode enviar parque de máquinas a Cacoal

A condição em que foi encontrado município de Cacoal pela atual administração fez com que a prefeita Glaucione Rodrigues (PMDB) convidasse o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Maurão de Carvalho (PMDB), e o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Ezequiel Neiva, a visitar algumas ruas e bairros locais na tarde desta segunda-feira (15). Maurão classificou Cacoal como a pior cidade de Rondônia na atualidade, em razão da condição de abandono que foi deixada pela gestão anterior e garantiu que todos os recursos que seriam destinados ao município devem ser dobrados. Um parque de máquinas deve ser mobilizado pelo DER, conforme solicitação feita por Maurão a Ezequiel Neiva, para que o trabalho de reconstrução, como disse a prefeita Glaucione, possa ser feito.

Com processos de licitação de tapa buraco e recapeamento em andamento e em razão das chuvas que continuam caindo no Estado, a Secretaria de Obras de Cacoal está enfrentando dificuldades de atender à demanda de serviços, visto que tanto a cidade quanto a zona rural, foram encontrados em péssimas condições, como explica o titular da pasta, Elcirone Deiró.

Com o objetivo de não deixar a população de Cacoal sem a prestação de serviços que melhorem as ruas antes dos prazos de licitação, que seguem determinações da lei, a prefeita Glaucione Rodrigues busca meios para que possam agilizar a melhoria da cidade, com o apoio do Governo do Estado e Assembleia Legislativa.

A prefeita já tem recebido apoio do governo, com o material que está sendo usado no tapa buracos nas vias urbanas e diz que se não fosse o apoio do governador Confúcio Moura a situação do município seria muito pior. Para a prefeita, com a situação dos municípios atualmente, com queda na arrecadação por conta da crise financeira e ainda diminuição nos repasses estaduais e federativos, é impraticável para a administração municipal resolver todos os problemas sozinha.

Um trabalho diferenciado deve ser iniciado em Cacoal, como disse o presidente da Assembleia Legislativa à prefeita, e isso deve ser iniciado logo, para que a população possa ter de volta a cidade organizada, limpa e bem cuidada, como foi um dia, disse a prefeita.

Maurão de Carvalho garantiu que Cacoal tem assegurados imediatamente R$ 6,5 milhões e o DER deve destinar seis patrols, 10 caminhões caçamba, duas escavadeiras hidráulicas (PCs) e duas pás carregadeiras.

O empenho do momento é concentrado nesse objetivo, como informou a prefeita Glaucione, para que os recursos financeiros, equipamentos e força de mão de obra possam dar a resposta que a população cacoalense espera. “Nós precisamos reconstruir Cacoal e todas as minhas forças estão destinadas a esse objetivo. Sei que não dá para esperar mais, mas acredito no apoio do governo e da Assembleia Legislativa para que o que aí está seja mudado. O governador já tem nos ajudado muito e agradeço por isso, mas precisamos de ainda mais apoio”, finalizou a prefeita de Cacoal.