A prefeita Glaucione Rodrigues esteve reunida na manhã desta terça-feira (16) com o gerente de Reinserção da Secretaria de Justuça (Sejus), Anderson Dias, a presidente do Fundo Penitenciário, Núbia Amparo, e a assistente social Iza Celesti para formalizarem o projeto de ressocialização de apenados do município de Cacoal.

O projeto, que é uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Justiça, está sendo discutido desde fevereiro e propõe que apenados e apenadas do regime semiaberto possam ser utilizados para prestação de serviços ao município, os quais serão monitorados por equipamentos eletrônicos.

O objetivo, além de obter mão de obra para execução de trabalhos como auxílio na limpeza pública e manutenção da cidade, é contribuir no processo de ressocialização dos apenados, inserindo-os novamente no mercado de trabalho e reintegrando-os à sociedade.

A Prefeitura de Cacoal também firmou parceria junto a Administração do Presídio de Cacoal para colocar em prática um curso de corte e costura realizado pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semast), onde as reeducandas confeccionarão lençóis e roupas de bebê que serão doadas às mães carentes atendidas no Hospital Materno Infantil. Ainda há a possibilidade de ser instalada uma fábrica de blocos de concreto e bloquetes dentro do mini-presídio de Cacoal, para que apenados do regime fechado produzam material para serem utilizados nas ruas da cidade.