Prefeita pede bom senso e Sindicato já foi notificado sobre suspensão de greve

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (30) a prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues, falou sobre a decisão do Tribunal de Justiça de suspender o movimento do Sindicato dos Servidores Municipais de Cacoal (Sinsemuc), que anunciou greve. Esclarecendo que a impossibilidade de conceder aumento salarial neste momento é por conta dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a prefeita falou ainda que a queda na arrecadação também tem reflexos nessa decisão, que pode ser reanalisada no próximo quadrimestre, como também é determinado pela LRF.

Os números apresentados pela prefeita Glaucione, elaborados pela sua equipe técnica, mostram que atualmente o índice de comprometimento da arrecadação com folha de pagamento é de 53,58%, ultrapassando em muito o limite prudencial da lei, que é de 51,3%. Nesse percentual, a LRF impede a concessão de qualquer vantagem ou aumento salarial. Caso haja desobediência e os gastos com pessoal cheguem a 54%, o município fica impedido de receber repasses estaduais e federais, celebrar convênios, entre outras restrições.

Durante a coletiva o procurador geral do município, Walter Matheus Bernardino Silva, que acompanhava a prefeita Glaucione, recebeu a informação que o oficial de Justiça já havia notificado o presidente do Sindicato sobre a suspensão da greve. Com isso, a paralisação não pode ocorrer, sob pena do Sindicato responder judicialmente por desobediência e multa.

Questionada sobre como imaginava acabar movimento, a prefeita se mostrou serena e falou acreditar no bom senso e também na recuperação dos índices de arrecadação, o que poderá abrir a negociação novamente com os servidores, o que deve acontecer nos próximos quatro meses.

Cacoal participa do Dia do Desafio nesta quarta-feira

O município de Cacoal participa nesta quarta-feira (31) do Dia do Desafio, um evento mundial que tem como objetivo incentivar a pratica de exercícios e adoção de hábitos saudáveis. Todos podem fazer parte do desafio, basta praticar qualquer esporte ou atividade física entre as 00 e 21 horas, e registrar a participação pelo telefone (69) 3441-3498.

A Prefeitura de Cacoal por meio da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal estará durante todo o dia visitando empresas do município, juntamente com acadêmicos do curso de Educação Física, para coordenar e mobilizar os cidadãos nas atividades físicas, e às 19 horas oferecerá uma aula de zumba, aberta à população, no Espaço Alternativo.

Cacoal representa o Brasil e concorrerá contra a cidade de Carrizal na Venezuela. Será considerada vencedora do desafio a cidade que conseguir o maior percentual de participantes, em relação ao seu numero de habitantes.

Participe! Pratique atividade física e não se esqueça de registrar sua colaboração.

Ajude Cacoal ganhar essa disputa!