Compromisso de pagar verba do Pmaq desde 2014 é honrado em Cacoal

Honrando compromisso de pagar o incentivo aos servidores da Atenção Básica de Saúde em Cacoal, a prefeita Glaucione Rodrigues determinou que ainda nesse mês sejam liberados os recursos que não estavam sendo pagos desde 2014. Os recursos são do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq) e são repassados pelo governo federal, mas desde o mês 11 de 2014 não eram repassados aos trabalhadores. A prefeita determinou ainda que seja feita folha suplementar e os valores acumulados de novembro de 2014 até novembro de 2016 sejam liberados em parcela única.

O Pmaq tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. O programa foi lançado em 2011 e tem a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica, incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Centros de Especialidades Odontológicas. Os valores do mês 12 de 2016 serão pagos no próximo mês.

Moradores do Paineiras recebem vacina contra gripe e pesagem nesta sexta

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal continuam nesta sexta-feira (9) a pesagem de crianças e vacinação contra a gripe no bairro Paineiras. A pesagem é para crianças de famílias cadastradas no Bolsa Família e vacinação contra a gripe das 7h30 às 13h30. Os bairros Alfa Parque e São Marcos já receberam os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que está convidando todas as famílias cadastradas no Bolsa Família para que levem crianças de até sete anos e gestantes para a pesagem.
A vacinação contra a gripe é destinada ao grupo prioritário, que são gestantes, puérperas (que deram à luz recentemente) há 45 dias, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas e portadores de doenças crônicas.

A pesagem Bolsa Família

As pessoas cadastradas em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, são acompanhadas pelas secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde. Um dos focos do programa é a realização de ações em busca ativa na localização e pesagem dessas famílias, por isso a coordenação de Atenção Básica e Vigilância em Saúde realiza a ação em alguns bairros de Cacoal. As famílias que não comparecerem podem ter o benefício suspenso.

Projeto Apadrinhando uma História é lançado nesta quarta-feira

Aconteceu na tarde da última quarta-feira (08), na sede do Ministério Público de Cacoal, o lançamento do projeto Apadrinhando uma História.

O projeto que tem como objetivo sensibilizar a sociedade a apadrinhar crianças e adolescentes que se encontram em casas de acolhimento é idealizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO), com apoio do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e a Prefeitura de Cacoal.

Durante o lançamento, que contou com a presença do secretário de Assistência Social, Elias Moisés e representantes de diversos setores da sociedade, o procurador do município, Walter Matheus Bernardino Silva, representando a prefeita Glaucione Rodrigues, falou do apoio do município e da importância de um projeto como este, “Para o município de Cacoal é uma grata satisfação poder estar prestigiando este projeto, já que o município é responsável pelo abrigo. Projetos dessa natureza têm condições de minimizar, mitigar esse sofrimento e angústia que essas crianças passam. Esse é um problema que afeta a todos, então o município vê com bons olhos essa iniciativa e dentro do que for possível irá colaborar para que esse projeto possa crescer e ganhar efetividade. Pois o objetivo maior é prestar auxilio e alento a essas crianças e adolescentes que passam por essas situações”, afirma.

O apadrinhamento

São três modalidades de apadrinhamento. O afetivo, onde os padrinhos matem contato com a criança, podendo visitá-la ou levá-la para passear e passar fins de semana em casa; o prestador de serviço, onde o profissional liberal, dono de empresas, clinicas ou instituições, se cadastra para atender as crianças e adolescentes participantes do projeto; ou o padrinho provedor, que consiste em dar suporte material ou financeiro a criança ou adolescente apadrinhado.

Os interessados podem participar em mais de uma modalidade de apadrinhamento. É necessário realizar a inscrição no Juizado da Infância portando documentação exigida.

Campeonato Municipal de Futebol de Cacoal inicia nesse fim de semana

Uma das competições mais prestigiadas de Cacoal, o Campeonato Municipal de Futebol, inicia neste fim de semana. A competição, realizada pela Prefeitura de Cacoal, por meio da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (AMEC), tem expectativa de dois meses de duração e contara com mais de 700 atletas.

O campeonato será disputado por 37 equipes, divididas em quatro categorias: máster (8 equipes), sub-17 (5 equipes), aspirante (10 equipes) e titular (14 equipes). Haverá rodada de todas as categorias em diversos campos de futebol do município. A equipe do Juventude da linha 06, atual campeão na categoria titular, sediará o jogo de abertura da competição no campo da Sucam, no bairro Vista Alegre, contra a equipe do Corinthians da linha 13 a partir das 15h30. Os organizadores do evento informam que toda a comunidade é convidada a prestigiar os jogos.