Honrando compromisso de pagar o incentivo aos servidores da Atenção Básica de Saúde em Cacoal, a prefeita Glaucione Rodrigues determinou que ainda nesse mês sejam liberados os recursos que não estavam sendo pagos desde 2014. Os recursos são do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq) e são repassados pelo governo federal, mas desde o mês 11 de 2014 não eram repassados aos trabalhadores. A prefeita determinou ainda que seja feita folha suplementar e os valores acumulados de novembro de 2014 até novembro de 2016 sejam liberados em parcela única.

O Pmaq tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. O programa foi lançado em 2011 e tem a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica, incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Centros de Especialidades Odontológicas. Os valores do mês 12 de 2016 serão pagos no próximo mês.