Dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A Prefeitura de Cacoal através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) convida a toda população para comparecer na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) e doar sangue, não só nesta data, mas em todos os dias do ano.

O processo de doação de sangue é simples e rápido, basta se apresentar no hemocentro de Cacoal, localizado ao lado do Hospital Regional, portando um documento com fotografia e fazer o cadastro. O doador passará por uma triagem onde será pesado, aferido a pressão, feito tipagem sanguínea e questionário.

Após a doação, o sangue será separado em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas, plasma, entre outros, podendo beneficiar mais de uma pessoa.

O processo é totalmente seguro para quem doa e para quem recebe. O sangue passa por diversos tipos de análise antes de chegar ao paciente, e o doador ainda recebe o resultado dos exames, como HIV, sífilis e hepatite.

Requisitos para doação:

Estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos de idade, ter peso igual ou superior a 50kg, e ir alimentado, evitando comidas gordurosas.

Doe sangue e ajude a salvar uma vida!

Prefeitura de Cacoal

Administrar é cuidar junto