Aproveitando a presença do ministro da Integração Nacional, Herlder Barbalho, em Cacoal na manhã desta segunda-feira (19), a prefeita Glaucione Rodrigues (PMDB) apresentou relatório fotográfico das obras da Defesa Civil no município e entregou novos projetos para esta área na cidade. O ministro participou do 1º Seminário Rondoniense de Redução de Risco e Desastre no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE)/Cacoal, juntamente com o governador Confúcio Moura (PMDB), senador Valdir Raupp (PMDB), deputados federais Marinha Raupp (PMDB) e Marcos Rogério (DEM), vereadores e secretários municipais, além de integrantes da Defesa Civil do Estado e município, como o Corpo de Bombeiros.

O relatório fotográfico entregue pela prefeita ao ministro é referente às galerias de concreto que estão em construção na zona rural, Casa da Gestante e Centro de Saúde do bairro Alpha Parque. Reconhecendo a importância da vinda de Helder Barbalho a Cacoal, a prefeita falou ainda da parceria com o Governo do Estado, o que tem sido determinante para a restauração da cidade e em todas as áreas que o município tem buscado ajuda.

Especificamente sobre a prevenção, tema do seminário, Glaucione disse ser fundamental para que desastres, como enchentes, sejam evitados.

O mesmo entendimento tem o governador Confúcio Moura, que fez um paradoxo com sua profissão de médico, falando que se hoje pudesse receitaria muito menos remédios e mais atitudes de prevenção, como exercícios físicos.

Para o ministro Helder Barbalho, ações como as realizada hoje em Cacoal são fundamentais para que os municípios possam evitar problemas às comunidades que como um ministro da Amazônia sempre vai apoiar os projetos, como os apresentados pela prefeita Glaucione. Barbalho anunciou ainda a liberação de R$ 22 milhões para algumas cidades, entre elas Cacoal, para ações que fortaleçam a Defesa Civil.