Semast abre inscrições para curso de bolachas e biscoitos doces

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semast) da Prefeitura de Cacoal desenvolve diversas oficinas pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Cursos como artes manuais e culinária são ministrados para mulheres que possuem bolsa família e participam dos centros de convivência da Semast.

Na próxima semana, entre os dias 26 e 29 de junho, o CRAS ofertará o curso de bolachas e biscoitos doces. O curso é aberto a toda a população e será ministrado pela doceira Fátima.

São 15 vagas. Para quem se interessar as inscrições estão abertas até sexta-feira, dia 23, na sede da Semast, gratuitamente.

A Secretaria de Assistência e Trabalho (Semast) fica localizada no Centro de Formação Fiovo Camaione, na Rua Silvio Aparecido Pereira, 877, Bairro Teixeirão.

Para mais informações, ligue: (69) 3907-4279.

Prefeita recebe construtores das 300 novas casas e determina transparência

Reunião na manhã desta terça-feira (20) entre a prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues (PMDB), diretores da Construtora Resecom Ltda e outros órgãos, deu início aos preparativos para a construção das 300 novas moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida. A Construtora, que tem sede em Fortaleza (CE), construirá, além das casas, poço artesiano e integrará a rede de esgoto do conjunto ao já existente no município, que é atendido por 86% de sua área urbana com esgotamento. R$ 21 milhões serão aplicados, por meio do Ministério das Cidades, como informou a prefeita Glaucione, que destacou a conquista, já que Cacoal foi a única cidade rondoniense a conseguir as moradias nesta etapa.

De acordo com o diretor da Resecom, Henrique Viana, o projeto já está homologado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e a área a receber as casas definida. A área, que foi visitada após a reunião com a presença de vereadores do município, é próxima ao Hospital Regional, acessível e com rede de esgoto próxima, como informou o secretário de Planejamento, Ricardo de Sá Vieira.

Outros órgãos, como o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), Eletrobrás, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semast), Secretaria Municipal de Obras e Secretaria de Meio Ambiente (Semma) estão envolvidos no andamento do projeto, como forma de dar mais agilidade.

Entre os fatores destacados pela prefeita Glaucione Rodrigues para que Cacoal seja uma das dez cidades da região Norte a ser contemplada com mais moradias está a diligência e apoio da bancada federal junto ao Ministério das Cidades, principalmente o senador Valdir Raupp (PMDB), que fez o encaminhamento político do projeto desde o seu início.

A prefeita informou ainda que os critérios da seleção das casas são muito claros e será transparente, seguindo todos os ditames da lei. “Temos o compromisso de ter total transparência na escolha das pessoas que serão atendidas e vamos levar ao conhecimento de todos os que precisam das moradias sociais que podem se inscrever. Nosso objetivo é dar dignidade às pessoas e entendemos que não há como ter dignidade sem uma moradia”, finalizou a prefeita.

Prefeitura de Cacoal convida população para 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Cacoal através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), convida a toda população para participar da XI Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social”, que acontecerá nos dias 29 e 30 de junho na UNIR.

A conferência abordará os temas: A proteção social não-contributiva e o principio da equidade como paradigma para a gestão de direitos socioassistenciais; gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais, e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

O horário das palestras será das 19 às 22 horas, na quinta-feira, dia 29, e das 7:30 às 17:30, na sexta-feira, dia 30. A conferência é aberta ao público e não é necessário fazer inscrição.

Para mais informações ligue (69) 3907-4279, pelo e-mail: semast.cacoal@gmail.com , ou na secretaria da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).