Na manhã desta quinta-feira (22) a prefeita Glaucione Rodrigues recebeu em seu gabinete o secretário de Turismo de Rondônia, Julio Olivar, e o interlocutor do Ministério do Turismo no Estado, Idebert Correa, para assinatura do termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo.

O Programa tem como objetivo apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no país e, de acordo com o Ministério do Turismo, a Política Nacional de Turismo trabalha sob “a perspectiva de que mesmo um município que não possui estrutura para o turismo – ou seja, que não recebe o turista em seu território – pode dele se beneficiar, se esse município desempenhar um papel de provedor ou fornecedor de mão-de-obra ou de produtos destinados a atender o turista. O trabalho regionalizado permite, assim, ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região”.

Até o momento 14 municípios de Rondônia aderiram ao programa e estarão no novo mapa de turismo previsto para agosto deste ano.

O secretário de Turismo falou sobre os benefícios que o município recebe em aderir ao programa, além do repasse orçamentário “Cacoal é uma cidade muito bem localizada e um dos principais eventos do Estado acontecem aqui, é uma cidade bem estruturada, é inadmissível que a cidade não participe do mapa. E agora existe uma normativa do Ministério do Turismo, que foi acolhida pelo Tribunal de Contas da União, que os municípios que não aderirem ao mapa ficarão vetados de pleitear recursos, inclusive através de emendas”, afirma Olivar.

O secretário ainda destaca as vantagens para os empresários, “O Ministério do Turismo também tem um fundo para empréstimo de dinheiro aos empresários que trabalham com atividade turística no município, que podem ser usados na ampliação de hotéis, melhorias em restaurantes, entre outros, com isenção de até 5 anos e juros baixíssimos, podendo ser até 10 milhões por empreendimento, então é importante que a gente envolva a iniciativa privada”, finaliza.

O vice-prefeito Elcirone Deiró, o secretário municipal de Turismo, Fernando Minervino, e o deputado Nilton Capixaba também estiveram na reunião discutindo sobre a importância de apoiar o desenvolvimento e incentivar o turismo na região.