Por determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal desta área em Cacoal ampliou a faixa etária dos meninos e meninas para a imunização contra o Papiloma vírus humano, o HPV. Todos os postos de saúde municipais estão com vacinas disponíveis desde o início do ano. Na ampliação determinada pelo Ministério, meninos de 11 e menos de 15 anos devem ser vacinados; as meninas de 9 e menores de 15 também. A coordenadora da imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Elizete Lara, explica que os adolescentes devem ter menos de 15 anos, como determina o ministério. “Se o adolescente já tiver completado 15 anos não poderá ser vacinado, é normativa do Ministério da Saúde”, disse.

A meta é imunizar de 80 a 90% da população nas faixas etárias estipuladas contra o HPV, que é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões precursoras de cancêr, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus.

O HPV é um vírus que se transmite no contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível. No primeiro contato sexual 1 em cada 10 meninas chega a entrar em contato com o vírus.