Acontece no inicio desta semana, nos dias 03 e 04 de julho, a 3ª Oficina de Projeto de Fortalecimento da Atenção Básica, através de planificação, para servidores das Unidades Básicas de Saúde de Cacoal e de municípios integrantes da Região de Saúde Café.

O Secretário de Saúde do Estado, Williames Pimentel, o Secretário Executivo do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Jurandir Frutuoso, e o diretor do departamento de Atenção Básica, representando o Ministério da Saúde, Alan Nuno Alves de Souza, estiveram presentes na abertura do 3º encontro.

Durante o evento, Frutuoso falou sobre o privilégio para o Cacoal em fazer parte dos municípios que passaram pelas oficinas de planificação, e que somente essa região no Estado terá as oficinas, devido à necessidade de atender o restante do país.

O representante do Ministério da Saúde e palestrante do dia, Alan Nuno, parabenizou pela iniciativa e coragem da região do café, e pelo protagonismo e pioneirismo em participar do fortalecimento da atenção básica, além de falar da importância da ação, “O Ministério da Saúde em parceria com os Estados e Municípios tem trabalhado para fortalecer a atenção básica, entendo a importância dela para resolver a maior parte dos problemas da necessidade de saúde da população. É importante que se tenha uma atenção básica forte, resolutiva, que resolva aquilo que o usuário, ao procurar o sistema único de saúde necessita, evitando o adoecimento, prevenindo para que as pessoas não tenham que procurar os pronto socorros, não tenham que ser internadas, não adoeçam e melhorem suas condições de vida. A maioria daquilo que hoje é buscado nos prontos socorros, nas unidades de pronto atendimento poderiam facilmente ser resolvidas nas UBS com menos sofrimento, com menos intervenção sobre o usuário, mais próximo da casa dele”, afirma.

Para o secretário da Sesau, Pimentel, “Nós não podemos perder essa oportunidade. Nós podemos fazer muito mais e é com o compromisso e o comprometimento dessa renovação de mudança que nós podemos solucionar 80% dos problemas de saúde coletiva dentro da área territorial, dentro do posto de saúde, no bairro e nas equipes de saúde da família”, completa.

O vice-prefeito Elcirone Deiró, representando a prefeita Glaucione Rodrigues, agradeceu ao secretário do Estado por escolher Cacoal como cidade sede para as oficinas de planificação e a secretária do município pelo trabalho que esta exercendo, e reiterou a importância do aprimoramento, “Nós sabemos da importância que é a saúde em todo o Estado de Rondônia e em todo o país, por isso essa planificação vem para qualificar nossos técnicos, servidores da saúde, para melhor atender os nossos munícipes. Cacoal é considerada o centro de saúde no interior do Estado, e muito sabiamente o governador Confúcio Moura juntamente com o secretário Pimentel escolheram facilitar o atendimento as pessoas, que ao invés de irem a Porto Velho, conseguem fazer o tratamento de saúde aqui”.

A secretária municipal Maria da Penha também agradeceu ao governador Confúcio Moura, em nome do secretário Williames Pimentel, e falou sobre os benefícios das oficinas, “Esse é um momento importante para o município de Cacoal, mas principalmente para a região do café e para o Estado de Rondônia. Nós estamos na terceira oficina de planificação e cada dia nós nos apaixonamos mais, mas mais do que paixão, nós temos um instrumento inovador em nossas mãos para a melhoria da qualidade da atenção básica, para o fortalecimento dos nossos serviços e, acima de tudo, para que a nossa população seja melhor atendida”, finaliza.

No total, serão 6 Oficinas direcionadas aos municípios de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, São Felipe do Oeste e Primavera de Rondônia, além de Cacoal, ofertadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Gerência Regional de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O vereador Pedro Rabelo, representando a Câmara, a doutora em enfermagem e saúde pública, Katia Fernanda Alves, da UNIR – Porto Velho, representando as unidades de ensino da área da saúde, e secretários de Saúde dos municípios participantes também estiveram presentes no evento.