Prefeitura fecha parceria com INSS para implantação de sistema digital

A secretária de Administração, Josiane Rodrigues, esteve reunida na manhã desta quinta-feira (05) com a gerente da unidade Cacoal do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Anísia Maria Gomes, para discutir sobre a implantação do sistema digital da Previdência Social.

O novo sistema começará a ser implantado este ano no Estado, sendo Cacoal o terceiro município a instituir a digitalização, prevista para setembro. Com a mudança, os processos para aposentadoria e benefícios serão realizados pela Prefeitura ou instituição participante de forma digital, agilizando o processo, beneficiando o segurado, que não precisará mais ir à sede do INSS portando documentação, e proporcionando a entidade maior controle sobre as aposentadorias.

“A previdência irá digitalizar os processos, e nós estamos procurando parceiros, como Prefeitura e entidades. Com isso o segurado não vai precisar mais se deslocar até a previdência para entrar com o beneficio, o Departamento de Recursos Humanos da empresa/Prefeitura que irá digitalizar o processo, ele vai ter fé pública. O servidor autentica e já é disparado para algum pólo da previdência, onde vai ser analisado o processo. Nesse primeiro momento só não vai entrar o auxilio doença pela falta de médico”, afirma a gerente Anísia.

A secretária Josiane explicou que a Prefeitura de Cacoal também terá alguns benefícios. “Hoje nós não estamos tendo controle de quem esta se aposentando, porque o servidor vai sozinho no INSS e se aposenta, e nós não temos nenhuma informação aqui, então eu não consigo afastar do quadro porque para nós a pessoa continua ativa. Então isso vai facilitar para todos nós, mas principalmente para o servidor que quer dar entrada, pois não precisará mais da papelada e ir lá, a própria Prefeitura que irá fazer esse serviço, e ele ainda conseguirá acompanhar o processo por meio de uma senha”, finaliza.

Além do pólo em Porto Velho, o sistema será implantado em Pimenta Bueno e Ji-Paraná neste segundo semestre, seguido por Cacoal.

Secretaria de Trânsito implanta sinalização no Residencial Paineiras

A Prefeitura de Cacoal, através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, realiza nesta quarta-feira (05) a implantação de sinalização vertical no Residencial Paineiras. A sinalização, com placas, esta sendo fixadas em todas as travessias com as avenidas preferenciais, para diminuir os pontos de conflito que podem causar acidentes.

De acordo com o atual secretário de Transito, Pedro Buralli, em poucos dias, após a finalização do processo licitatório, a engenharia de tráfego da Semttran também irá implantar a sinalização horizontal, com faixas de pedestre, redutores de velocidade, entre outros.

A medida esta sendo realizada para informar e orientar motoristas e pedestres, tornando o trânsito mais seguro e organizado no loteamento.