Obras do entorno do shopping priorizam trechos críticos, que serão restaurados

As obras de restauração e adaptação das ruas do entorno do shopping de Cacoal priorizam trechos críticos da rua Rui Barbosa, onde há pelo menos 14 anos não era feita manutenção. Além da rua Rui Barbosa, que será restaurada desde a rua Afonso Pena até a rua Monteiro Lobato, que também será restaurada, a rua Projetada A receberá as obras de restauração, que é feita em parceria pela prefeitura de Cacoal e Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

Acompanhando os trabalhos na manhã desta segunda-feira (10), a prefeita Glaucione Rodrigues falou da importância de um empreendimento como o shopping em um momento em que a maioria dos municípios brasileiros passa por uma crise intensa. A parceria Governo/Prefeitura, sempre lembrada pela prefeita, é o fator preponderante para que a restauração das ruas, não só no entorno do shopping, mas em toda a cidade, seja possível, disse a prefeita.

Para o secretário de Obras e vice-prefeito, Elcirone Deiró, todo trabalho está sendo feito para que a restauração seja entregue antes da inauguração do empreendimento, no final deste mês de julho. Ele informou ainda que a restauração inclui base a capa asfáltica, em razão da péssima conservação em que se encontravam as vias, principalmente a rua Rui Barbosa.

O diretor-adjunto do DER, Luiz Carlos katatal, a falou do compromisso do governador Confúcio Moura com Cacoal e que a parceria com a prefeitura é importante para que a população seja atendida no que precisa. O mesmo ponto de vista tem Paulo de Aquino, diretor residente do DER de Cacoal, que falou dos equipamentos disponibilizados, como microacabadora, patrol, pá carregadeira, trator com grade e o material, como a massa asfáltica, para que a obra fique compatível com o que a população espera. Charles Pereira, da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Sepog) em Cacoal, disse que todo o planejamento é da administração municipal e a execução pelo DER, que tem sido um dos grandes parceiros de Cacoal para que a cidade esteja avançando.

Secretaria de Assistência Social de Cacoal oferece programa ID Jovem

A Prefeitura de Cacoal através da Secretaria de Assistência Social (Semast) e do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) oferece a partir de hoje a Identidade Jovem, ou ID Jovem.

A ID Jovem é um documento que possibilita diversos benefícios, como meia entrada em cinema e eventos, e vagas e descontos em transportes coletivos para pessoas cadastradas.

O secretário de Assistência Social e Trabalho, Elias Moisés, e a coordenadora do Cras, Penha Valli, estiveram reunidos na manha desta segunda-feira (10) com o coordenador do ID Jovem, Luiz Paulo Assumpção, para receber orientação a respeito do programa, como os requisitos exigidos pelo programa.

De acordo com a coordenadora Penha, para possuir a identidade é necessário ter idade entre 15 e 29 anos, ter renda familiar de até 2 salários mínimos, ser inscrito no Cadastro Único do Governo Federal.

Quem se interessar e possuir os requisitos exigidos pode procurar o Cras, na Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semast) com o número de Identificação Social (NIS) e realizar o cadastro.

Para informações, o interessado pode procurar Semast no Centro de Formação Fiovo Camaione, na Rua Silvio Aparecido Pereira, 877, Bairro Teixeirão, ou pelo telefone (69) 3907-4279, entre as 07:30 e 13:30.

Semttran realiza mudanças em pontos de conflito

Na última semana o secretário de Transito Pedro Buralli esteve reunido com o capitão Avelino Carvalho, comandante do Corpo de Bombeiros, o inspetor da Policia Rodoviária Federal, Ribeiro, e agentes de trânsito, para fazerem um levantamento de pontos de conflitos das ruas do município.

Após o encontro, as autoridades visitaram os locais que possuem problemas de congestionamento, falta de escape e maior índice de acidentes para buscar alternativas para melhorar o trânsito de Cacoal, como no Residencial Paineiras, onde já foi feita a sinalização vertical.

“O próximo passo é nós montarmos um projeto, pois tem alguns lugares que dependem da autorização do DNIT. Então elaboraremos um projeto para apresentarmos ao DNIT, buscando autorização para alterar onde é de competência deles. Aonde é de competência da Semttran nós já estamos realizando mudanças”, explica Buralli.

Sinalização, mudança no sentido de vias, aberturas de acesso a BR, são algumas das ações previstas para garantir mais segurança aos pedestres e condutores, além de facilitar o acesso de bombeiros e policiais, como explica o secretário de Trânsito, “Na pista de caminhada a gente precisa criar segurança para o pedestre para atravessar a pista, só que lá precisamos da autorização do DNIT. Temos alguns outros pontos que também são críticos, como alguma saída de emergência para os bombeiros, já que não existe um acesso fácil para atender o Bairro Vista Alegre. Então nós precisamos mandar um projeto para o DNIT de uma asa delta que iremos criar ali, uma saída, escape da pista para facilitar a passagem dos bombeiros”, conclui.

O secretário ainda irá se reunir com a Polícia Militar para discutir e resolver as dificuldades no trânsito enfrentadas pelos agentes.