Semusa realiza palestra de qualificação para servidores

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta terça-feira (11) uma palestra de qualificação para servidores das Unidades Básicas de Saúde do Município, sobre Mucopolissacaridose. Uma doença rara causada por um distúrbio genético, que afeta sistemas do corpo e leva a danos dos órgãos.

Destinados a agentes de saúde e agentes de saúde indígena, que fazem o reconhecimento e o primeiro diagnóstico de doença, a palestra foi ministrada pela enfermeira do Hospital Municipal Materno Infantil, Ana Maria Vaz de Albuquerque, que trabalha com doenças raras no estado há mais de 10 anos.

Em parceria com os laboratórios Shire e Biomarin, os colaboradores Marcos Leandro Villar, Luiz e o assessor jurídico da ACDG (Associação Cearense de Doenças Genéticas), Daniel Aderaldo, estiveram ajudando os servidores a diagnosticarem e a como procederem no tratamento da doença, que é progressiva, mas pode ter alguns danos prevenidos caso haja intervenção precoce.

A capacitação facilitará o conhecimento da mucopolissacaridose, comum no Estado, como afirma a coordenadora da Atenção Básica, Michelle Neri, “Rondônia é o segundo estado da região norte que mais diagnostica essa doença, com 7 pacientes no Estado”, conclui.

“Aulão” esportivo nesta quinta no Espaço Movimento

Mais de 200 pessoas são esperadas no Espaço Movimento, na marginal da BR-364, em evento promovido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semast) em Cacoal a partir das 19 horas desta quinta-feira (13). Os grupos de convivência e fortalecimento de vínculo que fazem parte do Projeto Movimento estarão no local para uma grande aula esportiva, que terá como atração, entre outros pontos, “aulão” de zumba.

De acordo com o secretário Elias Moisés, toda a população é convidada a participar do evento, que vai trazer ao Espaço Movimento as pessoas que participam das atividades da Semast em Cacoal.

Para que a população possa participar, serão disponibilizados ônibus a partir das 18h30 saindo da Escola Cora Coralina, da Semast e da Sucam.