A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta terça-feira (11) uma palestra de qualificação para servidores das Unidades Básicas de Saúde do Município, sobre Mucopolissacaridose. Uma doença rara causada por um distúrbio genético, que afeta sistemas do corpo e leva a danos dos órgãos.

Destinados a agentes de saúde e agentes de saúde indígena, que fazem o reconhecimento e o primeiro diagnóstico de doença, a palestra foi ministrada pela enfermeira do Hospital Municipal Materno Infantil, Ana Maria Vaz de Albuquerque, que trabalha com doenças raras no estado há mais de 10 anos.

Em parceria com os laboratórios Shire e Biomarin, os colaboradores Marcos Leandro Villar, Luiz e o assessor jurídico da ACDG (Associação Cearense de Doenças Genéticas), Daniel Aderaldo, estiveram ajudando os servidores a diagnosticarem e a como procederem no tratamento da doença, que é progressiva, mas pode ter alguns danos prevenidos caso haja intervenção precoce.

A capacitação facilitará o conhecimento da mucopolissacaridose, comum no Estado, como afirma a coordenadora da Atenção Básica, Michelle Neri, “Rondônia é o segundo estado da região norte que mais diagnostica essa doença, com 7 pacientes no Estado”, conclui.