O Projeto Lona Cultural, que já tem recursos garantidos em Cacoal, teve mais um etapa vencida para sua implantação depois de audiência do presidente da Fundação Cultural (Funcal), Emanuel Alves, com a secretária de Cultura da cidade do Rio, Nilcemar Nogueira, neta do sambista símbolo do Rio, Cartola. A viagem ao Rio serve para que os modelos que estão dando certo sejam conhecidos de perto e também para que entraves burocráticos sejam antecipados, garantindo melhor atendimento à comunidade.

Os recursos para que o projeto seja implantado em Cacoal foram garantidos pela deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), que tem beneficiado a cidade com emendas federais. O objetivo do projeto é formar artistas por meio de oficinas de circo, teatro, artesanato e outros, passando por todos os bairros de Cacoal, indistintamente. Além das oficinas, serão realizados espetáculos nos bairros criando, além da opção de formação, também  de entretenimento à comunidade.

Diferente da cidade do Rio, onde a Lona Cultural é fixa nos bairros, em Cacoal o presidente Emanuel Alves pretende adaptar para que seja itinerante, atendendo o maior número de pessoas possível. Nilcemar Nogueira se prontificou em ajudar na implantação do projeto em Cacoal, o que poderá contribuir com o sucesso da Lona Cultural, como informou  Emanuel, reforçando ainda o apoio recebido da prefeita Glaucione Rodrigues desde que o projeto foi apresentado, no início da administração municipal. “A Prefeita Glaucione tem buscado constantemente recursos para serem investidos na cultura, pois entende que pode trazer mudanças importantes para a comunidade. Conseguimos ampliar o conhecimento, buscamos parcerias e conhecemos projetos culturais que podem ser implantados em Cacoal”, finalizou o presidente da Funcal.