Parceria técnica é assinada nesta quarta entre prefeitura e ABDI

Nesta quarta-feira (19)  a Prefeitura de Cacoal assina acordo de cooperação técnica com o núcleo de inovação e produtividade da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial ( ABDI, órgão ligado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC. O acordo prevê a instalação da Rede Nacional de Produtividade e Inovação (Renapi), programa de apoio a estados, municípios e aglomerações produtivas em ações voltadas ao desenvolvimento da indústria local. Os projetos terão como foco, em um primeiro momento, o fortalecimento da competitividade da cadeia do leite, do café e de confecções. Setores como fruticultura e piscicultura também estão em estudos.

A prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues, considera “preponderante esse tipo de ação, como forma de impulsionar os setores produtivos e abrir portas, que existem mesmo em situações como as que se mostram na atual conjuntura, com crise endêmica na economia”. Atenta às necessidades do comércio e indústria e conhecedora como poucos da realidade atual e evolução de Cacoal, além das cidades que polariza, Glaucione tem na iniciativa da ABDI e Prefeitura a certeza de ser um divisor, abrindo possibilidades e criando oportunidades, o que, na opinião da prefeita, “é o que vai mudar o cenário atual, criando dias melhores em futuro próximo”.

Para o presidente da ABDI, Guto Ferreira, o mais importante investimento na região será a instalação do primeiro laboratório de análises de solo, grãos, fruticultura e leite da região norte do país, no valor de R$ 1,5 milhão, e contará com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – Fiero.

Roberto Pedreira, coordenador do projeto pela ABDI, explica que Cacoal foi selecionada para receber o núcleo Renapi na região norte devido à capacidade de irradiar para os municípios vizinhos e outros do estado as ações de desenvolvimento produtivo realizadas em parceria.

Prefeitura realiza ações para proteger moradores de rua do frio

Com a chegada da frente fria, a Prefeitura de Cacoal através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) esta realizando ações para ajudar os moradores de rua não sofrerem com as baixas temperaturas.

Na noite desta segunda-feira (17) a equipe da Semast esteve na Avenida 7 de Setembro convidando os moradores a irem para o abrigo, aqueles que aceitaram foram levados para o centro Ágape. A secretaria também esteve dando roupas e cobertores aos moradores de rua.

A ação continua hoje. Quem quiser pode ajudar levando roupas de frio, sapatos e cobertores na sede da Semast para serem doados.

A Secretaria de Assistência e Trabalho (Semast) fica localizada no Centro de Formação Fiovo Camaione, na Rua Silvio Aparecido Pereira, 877, Bairro Teixeirão.

Para mais informações, ligue: (69) 3907-4279.