Cacoal joga contra Pimenta Bueno na fase regional do JIR de Basquetebol

Nos dias 22 e 23 de Julho se inicia a fase regional de Basquetebol dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), e a equipe de Cacoal apoiada pela Prefeitura Municipal de Cacoal, através da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (AMEC) ira em busca de sua classificação para a fase estadual contra a equipe de Pimenta Bueno em jogos de ida e volta.

A equipe de Cacoal sai pra fazer a primeira partida em Pimenta Bueno no próximo sábado, nas dependências da Escola Raimundo a partir das 19 horas. As equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo, em Cacoal no Ginásio Senador Ronaldo Aragão a partir das 16 horas.

Desde já a equipe cacoalense de basquetebol convida toda população para prestigiar e torcer por Cacoal nesta importante etapa do JIR.

Observatório da Despesa Pública objetiva um “10” em Cacoal

A implantação do Observatório da Despesa Pública foi iniciada em Cacoal objetivando dar transparência plena nos gastos e ações da administração municipal, além de melhorar a nota do Portal da Transparência, que em dezembro de 2016 foi de 3,75, em uma escala de zero a dez, por parte da Controladoria Geral da União (CGU).  Acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Cacoal e o Governo do Estado já foi assinado e visa subsidiar a implantação do Observatório, que a partir de agora inicia o treinamento de pessoal.

Na tarde desta quarta-feira (19) a prefeita Glaucione Rodrigues e o controlador-geral do município, Lindeberg Miguel Arcanjo, receberam os responsáveis pela implantação do Observatório no Estado. Ancelmo Luiz, gerente de TI da Controladoria Geral do Estado, e Rivalter Silva, analista de informação do governo, falaram que a implantação é um processo sem volta, já que leva ao conhecimento de todos informações amplas sobre a administração municipal. “Caso o observatório seja cancelado, não há como justificar à população, então é um caminho sem volta”.

O controlador-geral de Cacoal diz que já em dezembro de 2017, quando pela primeira vez foi avaliada a atual administração, a nota já vai estar na melhor avaliação, ou seja, dez. Seguro que dará de fato transparência aos atos da prefeitura, Lindeberg cita  a Certificação ODP.municipal, já concedida a Cacoal, por ter atendido a todos os itens obrigatórios da ODP.estado, da carta consulta e dos termos do acordo de cooperação.

Permitir o acesso de toda a população, não só dos órgãos controladores, às contas públicas foi uma das primeiras determinações da prefeita Glaucione quando assumiu a gestão de Cacoal e, como ela mesma informou, essa será uma busca incessante. Para a prefeita, a implantação do Observatório da Despesa Pública em Cacoal é definitivo e certo, além de ter todo o apoio que precisa por parte da administração, tanto de equipamentos, sistema e pessoal, itens que já foram avaliados e tendidos, estão à disposição. “A certificação citada pelo controlador-geral do município só foi possível depois dessa avaliação”, finalizou a prefeita.

Em parceria com Prefeitura, Sesi/Senai inicia cursos profissionalizantes

Duas turmas são capacitas nos cursos de mecânica de máquina de costura e iniciação a costura, em uma parceira entre a Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semast) e o Sesi/Senai. Iniciada nesta quarta-feira (19), a prefeita Glaucione Rodrigues, o secretário de Assistência Social, Elias Moisés, a coordenadora do Cras, Penha Valli, e o coordenador do Sesi/Senai região Sul, Almir Gaspar, estiveram acompanhando a abertura do curso de costura.

Essa é a primeira parceria entre a Prefeitura e o Senai, oferecendo a oportunidade para 50 pessoas, entre homens e mulheres, se profissionalizarem em áreas de grande procura no município e dando a possibilidade de entrarem no mercado de trabalho.

O representante do Sesi/Senai Cacoal, Almir Gaspar, falou da importância dessa parceria, “A parceria com a Semast é bastante importante para todos nós. Para o Senai é importante tê-los aqui junto, participando, mostrando a estrutura, as condições que nós temos para oferecer esses cursos. Para a Prefeitura para atender a comunidade que vai poder estar se capacitando, se qualificando e almejando também um espaço no mercado de trabalho”, afirma.

Os cursos são ofertados tanto para pessoas que nunca tiveram contato com a costura e desejam aprender, quanto para aquelas já possuem experiência e querem  se qualificar, como conta a instrutora do curso de iniciação a costura, Delvita Silveira, “Nós temos pessoas que já tiveram o primeiro contato com a maquina, mas as vezes são maquinas caseiras. E aqui nós temos máquinas industriais, digitais, que são diferentes. Aqui elas vão aprender, se aperfeiçoar na máquina industrial, e depois poderão trabalhar na industria. O mercado esta precisando de mão de obra especializada”, completa.

A Prefeita Glaucione Rodrigues destaca que os cursos além de garantirem a possibilidade de uma renda extra aos participantes, ainda atenderá ao pedido da Associação Industrial do Vestuário de Rondônia (Assinvest) por mão de obra qualificada, principalmente de mecânicos de máquinas de costura, um profissional de grande procura e que esta em falta no município, “Nós tivemos a demanda da Assinvest de qualificação de pessoal, hoje nós somos uma referência no pólo de confecção atendendo diversos estados, pra gente é uma alegria e uma honra. E eu como prefeita tenho procurado em parceria com o Sesi/Senai capacitar as nossas costureiras, e mecânicos de maquinas. Dessa forma o setor fica cada vez mais fortalecido e fortalece também o município”, finaliza.