Duas turmas são capacitas nos cursos de mecânica de máquina de costura e iniciação a costura, em uma parceira entre a Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semast) e o Sesi/Senai. Iniciada nesta quarta-feira (19), a prefeita Glaucione Rodrigues, o secretário de Assistência Social, Elias Moisés, a coordenadora do Cras, Penha Valli, e o coordenador do Sesi/Senai região Sul, Almir Gaspar, estiveram acompanhando a abertura do curso de costura.

Essa é a primeira parceria entre a Prefeitura e o Senai, oferecendo a oportunidade para 50 pessoas, entre homens e mulheres, se profissionalizarem em áreas de grande procura no município e dando a possibilidade de entrarem no mercado de trabalho.

O representante do Sesi/Senai Cacoal, Almir Gaspar, falou da importância dessa parceria, “A parceria com a Semast é bastante importante para todos nós. Para o Senai é importante tê-los aqui junto, participando, mostrando a estrutura, as condições que nós temos para oferecer esses cursos. Para a Prefeitura para atender a comunidade que vai poder estar se capacitando, se qualificando e almejando também um espaço no mercado de trabalho”, afirma.

Os cursos são ofertados tanto para pessoas que nunca tiveram contato com a costura e desejam aprender, quanto para aquelas já possuem experiência e querem  se qualificar, como conta a instrutora do curso de iniciação a costura, Delvita Silveira, “Nós temos pessoas que já tiveram o primeiro contato com a maquina, mas as vezes são maquinas caseiras. E aqui nós temos máquinas industriais, digitais, que são diferentes. Aqui elas vão aprender, se aperfeiçoar na máquina industrial, e depois poderão trabalhar na industria. O mercado esta precisando de mão de obra especializada”, completa.

A Prefeita Glaucione Rodrigues destaca que os cursos além de garantirem a possibilidade de uma renda extra aos participantes, ainda atenderá ao pedido da Associação Industrial do Vestuário de Rondônia (Assinvest) por mão de obra qualificada, principalmente de mecânicos de máquinas de costura, um profissional de grande procura e que esta em falta no município, “Nós tivemos a demanda da Assinvest de qualificação de pessoal, hoje nós somos uma referência no pólo de confecção atendendo diversos estados, pra gente é uma alegria e uma honra. E eu como prefeita tenho procurado em parceria com o Sesi/Senai capacitar as nossas costureiras, e mecânicos de maquinas. Dessa forma o setor fica cada vez mais fortalecido e fortalece também o município”, finaliza.