Secretaria de Obras realiza reforma em UBS e Centro Especializado, a pedido da Secretaria de Saúde, para melhor atender a população

 

A Prefeitura de Cacoal através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria de Obras (Semosp) e a Secretaria de Administração (Semad) realizam reformas na Unidade Básica de Saúde Edmur José Marchioli, localizada no Bairro Liberdade, e no Centro de Saúde da Mulher.

Com o objetivo de melhorar o atendimento a população, a pedido da secretária de Saúde, Maria da Penha Menezes, a Secretaria de Obras vem realizando a ampliação e pintura nos dois pontos de atendimento. Outro ponto levantado pela secretária é de que a UBS Edmur José Machioli servirá como referência no projeto de Planificação.

“O município de Cacoal tem o projeto de planificação para melhorar a atenção básica, e nós tivemos que escolher uma Unidade Básica de Saúde piloto, que foi a Edmur José Marchioli, para servir de referência. Então nessa unidade piloto, nós resolvemos dar uma melhorada, com recurso próprio e com apoio de algumas secretárias, como a Semosp e a Semad. Nós já estamos pintando e ampliando para fazer com que essa Unidade tenha um aspecto melhor, pois irá servir de modelo não só para Cacoal, como também para a regional do café”, explica Penha.

Quanto à reforma no Centro Especializado na Saúde da Mulher, Penha também afirma que faz parte do projeto de planificação, “A partir do momento em que nós melhoramos a atenção básica, nós também temos que melhorar a atenção especializada. A proposta que o Ministério da Saúde e o Conass trouxeram nas oficinas é do fortalecimento da atenção básica para melhorar o atendimento da mulher na hora do parto. Então é uma ação vinculada ao atendimento a mulher. Por esse motivo é que nós precisamos melhorar, tanto estruturalmente como o fluxo de atendimento, a porta de entrada da atenção básica, o intermediário que é o centro da saúde da mulher – uma unidade especializada para gestação de alto risco – e depois a unidade hospitalar. São mudanças pequenas, mas que fazem grande diferença para os usuários”, completa.

 

Novas unidades funcionarão em breve

 

Na última semana a Secretaria de Saúde recebeu 3 novas Unidades Básicas de Saúde, São Marcos, Alphapark e Morada do Bosque. As unidades, tipo 2, entrarão em funcionamento nos próximos meses.

De acordo com a secretária Maria da Penha, a previsão é de que as unidades comecem a atender dentro de 60 dias, pois há grande dificuldade com falta de profissionais e equipamentos.

Para isso a Secretaria esta fazendo um estudo de remanejamento de servidores para conseguir atender nesses locais, “Nós estamos redimensionando as áreas de abrangência das unidades para conseguirmos deslocar equipes de estratégia da saúde da família e fazer o atendimento nessas unidades. É claro que isso ainda vai um tempo, pois nós ainda estamos fazendo um estudo da área. De acordo com o Ministério da Saúde, para credenciar as equipes de estratégia da saúde da família para cada área ela tem que ter equipes completas. Então estamos fazendo um estudo para ver como conseguiremos remanejar o agente comunitário de saúde e redimensionar também a população. A partir do momento que nós deslocarmos equipe e equipamentos, damos uma respirada em outras UBS. As unidades ficam com menos volume de pacientes e a gente consegue atender melhor a população”, finaliza.