Inep disponibiliza edital do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja)

O Exame será aplicado no dia 08 de outubro em diversas cidades do país, incluindo Cacoal

A Prefeitura de Cacoal através da Secretaria Municipal de Educação informa que o Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (24) o edital para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). O edital já está disponível no site do Inep. As inscrições começam no próximo dia 08 e encerram no dia 18 de agosto.

A prova, de abrangência nacional, é gratuita e de participação voluntária, ofertada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade própria e possuem interesse em obter o certificado de escolaridade para o ensino fundamental e médio.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, o exame afere as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos, e passa a substituir o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio na certificação do ensino médio, e na certificação do ensino fundamental, que se encontrava suspenso desde 2014.

A prova será aplicada no dia 08 de outubro no Distrito Federal e em mais 564 municípios, incluindo Cacoal, e também contemplará estudantes matriculados no ensino regular, pessoas privadas de liberdade, bem como aquelas que estejam cumprindo medidas socioeducativas.

Para saber mais acesse: http://portal.inep.gov.br/encceja

Semast abre inscrições nesta terça-feira (25) para curso de artesanato em vidros

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semast) inicia na próxima segunda-feira (31) o curso de Artesanato em Vidros. O curso, com duração de uma semana, é destinado a mulheres e jovens que participam dos grupos de convivência e fortalecimento de vinculo da Semast/Cras e que tenham o Cadastro Único.

Quem se interessar e atender os requisitos pode procurar o Cras, localizado na Secretaria de Assistência Social, entre os dias 25 e 28 de julho e fazer a inscrição.

A Secretaria de Assistência e Trabalho (Semast) atende no Centro de Formação Fiovo Camaione, na Rua Silvio Aparecido Pereira, 877, Bairro Teixeirão.

Para mais informações, ligue: (69) 3907-4279.