Posto de atendimento garante agilidade na emissão de RG

O Termo de Cooperação Técnica com Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) já contemplou outras 15 cidades em Rondônia e, junto com a Prefeitura de Cacoal, o posto de atendimento funcionará no prédio do Procon municipal. A inauguração do acontece nesta sexta-feira (11), às 8 horas.

“O município ficará responsável pelo atendimento e envio da documentação, isso vai agilizar muito o processo que às vezes demora mais de 40 dias para retornar ao emissor, vai reduzir o tempo de espera para a entrega do documento e ainda oferecer mais condições aos cidadãos”, afirmou o diretor do IICC, Júlio André Kasper da Silva. “Ainda como deputada, Glaucione Rodrigues trabalhou para que fosse melhorado esse atendimento aqui em Cacoal, pela dificuldade no tempo de espera entre outros fatores, agora colhe resultados como prefeita”, disse o diretor.

Sobre o formato dos serviços descentralizados através da cooperação técnica com as prefeituras em todo estado, Julio explicou que objetiva ampliar a capacidade de atuação da Polícia Civil por meio IICC e facilitar a vida do cidadão que necessita do serviço. “A ação possibilitará o redirecionamento dos datiloscopistas policiais para a atividade de combate à criminalidade, pois são esses profissionais que vão até o local do crime para realização dos trabalhos e elucidação do crime”, explicou.

Palestras nas escolas atenderão centenas de alunos no segundo semestre

As ações educativas de trânsito oferecidas pela Prefeitura de Cacoal aos alunos através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMTTRAN) pelo Programa Educacional Trânsito Seguro (PETS) foram iniciadas nesta quinta-feira (10) pela Escola Municipal Rodolfo Lucthenberg. O atendimento aos 24 estudantes abriu o cronograma que compõe o calendário do segundo semestre. “A agenda atenderá seis escolas municipais, 15 turmas e 378 alunos serão instruídos dentro dos fundamentos das Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental”, explicou Lucen Baine da equipe de educação no trânsito. O programa que funciona desde 2012 contempla crianças do 5º ano do ensino fundamental II, dividido em lições com material didático, aula expositiva, vídeos e atividades extraclasse para inserir regras aos futuros condutores e também estimular os alunos a trabalharem com seus pais sobre a importância de um trânsito seguro e igualitário.

Envolvimento

De acordo com a diretora Itatiany Oliveira, pela localização da escola ser distante do centro e pelo fato de muitas destas crianças – de diferentes bairros – não terem acesso diariamente às vias corretamente sinalizadas onde ocorre maior fluxo no trânsito, essa programação oferecida é valiosa. “Eles repassam aos familiares todos os ensinamentos, é muito interessante a participação deles”, expôs. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também faz parte da ação e ainda parceiros como Representação de Ensino (Seduc), CIRETRAN-DETRAN e apoio da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

Conscientização

Segundo os dados do Detran, a frota do município atualizada no dia 26 de julho é de 61.909 mil veículos e destes mais de 50% são motocicletas. O objetivo principal do PETS é promover e incentivar ações educativas de trânsito aos cidadãos para a construção de um espaço público  seguro através de palestra com orientações sobre o uso da faixa de pedestre, cinto de segurança, álcool  e direção, equipamentos de segurança para o condutor e passageiro entre outros informes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e blitz educativas.