As ações educativas de trânsito oferecidas pela Prefeitura de Cacoal aos alunos através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMTTRAN) pelo Programa Educacional Trânsito Seguro (PETS) foram iniciadas nesta quinta-feira (10) pela Escola Municipal Rodolfo Lucthenberg. O atendimento aos 24 estudantes abriu o cronograma que compõe o calendário do segundo semestre. “A agenda atenderá seis escolas municipais, 15 turmas e 378 alunos serão instruídos dentro dos fundamentos das Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental”, explicou Lucen Baine da equipe de educação no trânsito. O programa que funciona desde 2012 contempla crianças do 5º ano do ensino fundamental II, dividido em lições com material didático, aula expositiva, vídeos e atividades extraclasse para inserir regras aos futuros condutores e também estimular os alunos a trabalharem com seus pais sobre a importância de um trânsito seguro e igualitário.

Envolvimento

De acordo com a diretora Itatiany Oliveira, pela localização da escola ser distante do centro e pelo fato de muitas destas crianças – de diferentes bairros – não terem acesso diariamente às vias corretamente sinalizadas onde ocorre maior fluxo no trânsito, essa programação oferecida é valiosa. “Eles repassam aos familiares todos os ensinamentos, é muito interessante a participação deles”, expôs. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também faz parte da ação e ainda parceiros como Representação de Ensino (Seduc), CIRETRAN-DETRAN e apoio da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

Conscientização

Segundo os dados do Detran, a frota do município atualizada no dia 26 de julho é de 61.909 mil veículos e destes mais de 50% são motocicletas. O objetivo principal do PETS é promover e incentivar ações educativas de trânsito aos cidadãos para a construção de um espaço público  seguro através de palestra com orientações sobre o uso da faixa de pedestre, cinto de segurança, álcool  e direção, equipamentos de segurança para o condutor e passageiro entre outros informes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e blitz educativas.