Foi iniciada nesta segunda-feira (21) em Cacoal o treinamento de Capacitação na Metodologia do Observatório da Despesa Pública (ODP), que acontece até a sexta (25) na Sala de Audiência da Unesc. Além de servidores de Cacoal, a capacitação conta com representantes das cidades de Ji-Paraná, Vilhena e Porto Velho, com o objetivo de melhorar o desempenho dos respectivos portais da Transparência, dando maior capacidade de acesso à informação pela sociedade. Os portais da Transparência de cada município passam por avaliação da Controladoria Geral da União e a nota do portal de Cacoal em 2016 foi de 3,75, em uma escala que vai até 10.

A capacitação iniciada nesta segunda é uma parceria entre a Controladoria Geral do Estado e a Prefeitura de Cacoal, por meio da Controladoria Geral do Município. Falaram sobre a importância do evento a prefeita Glaucione Rodrigues, o controlador geral do Estado de Rondônia, Francisco Netto; o diretor executivo da Casa Civil, Macdonald Rivero; o controlador geral de Cacoal, Lindenberg Miguel Arcanjo e representando a Câmara de Vereadores, o vereador Claudinei Carlos Ribeiro (Castelinho).

Para a prefeita de Cacoal, o Observatório da Despesa Pública é fundamental para que o município mostre a toda população onde está sendo aplicado o recurso obtido com os impostos. Disse ainda que esse é um caminho sem volta, já que cada vez mais a população cobra transparência e os próximos prefeitos não poderão retroceder sobre essa ferramenta.

Sobre a adesão de Cacoal ao Observatório da Despesa Pública, a prefeita disse ter feito investimentos na rede de internet e o treinamento do pessoal vai garantir o funcionamento pleno, com o objetivo de conseguir um “dez” na próxima avaliação da Controladoria Geral da União.