As melhorias na distribuição, tratamento e captação de água no município de Cacoal garantem posicionamento privilegiado na região norte do país com um dos maiores índices de saneamento básico. “Estamos hoje tratando sobre a possibilidade de firmarmos um termo de cooperação técnica junto ao Governo de Rondônia para nos apoiar no projeto de ampliação da rede que está em andamento”, explicou a prefeita Glaucione Rodrigues (PMDB) na manhã desta segunda-feira (28), após receber em seu gabinete o engenheiro civil Wilton Ferreira Azevedo que é coordenador técnico da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).

A situação atual do saneamento básico no município, nas áreas urbana e rural, foi diagnosticada no mês março na Etapa de Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico de Cacoal que prevê investimentos de R$ 47 milhões para reestruturar o sistema de distribuição de água do SAAE, recurso garantido a título de fundo perdido do Governo Federal. Foram tratados durante a reunião assuntos pertinentes as modalidades dos convênios junto ao Governo Federal/Caixa, prazos, entrega de documentação e a importância de haver credenciamento de profissionais que atuam em áreas técnicas específicas. Wilton informou que município de Ariquemes já aderiu a parceria e certamente será positivo para Cacoal.

“Mesmo que a nossa cidade possua uma autarquia responsável pelo serviço, buscamos trabalhar para que o projeto que está em andamento seja executado com celeridade”, expôs a presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Cláudia Rodrigues. Estiveram presentes os técnicos da Superintendência de Licitações (Supel), da Procuradoria Geral do Município.

Referência

Com mais de 90% de cobertura, o município de Cacoal apresenta a um dos melhores índices da Amazônia em cobertura de esgotamento sanitário. A última ação foi serviço de esgoto sanitário da Bacia C que contempla diretamente cerca de 15 bairros com mais de 3500 residências beneficiadas nos bairros Brizon, Novo Cacoal, Arco Íris, Jardim São Pedro I e II, Josino Brito, Parque Fortaleza, Habitar Brasil, Conjunto Halley, Nova Esperança, Bela Vista, Vista Alegre, Jardim Bandeirantes, Jardim Itália, Limoeiro e Novo Horizonte.