NOTA DE ESCLARECIMENTO- SAAE

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Cacoal esclarece que desde que foram identificados pontos de obstrução na rede de esgoto na confluência da avenida Afonso Pena com rua Rui Barbosa iniciou serviço de limpeza, como forma de permitir que o esgoto seguisse o curso, conforme projetado. Esclarece ainda que a obstrução teve dois motivos principais, que são a ação do tempo, que chegou a desintegrar manilhas de cimento, e o desmoronamento subterrâneo, ocorrido por erosão causada por infiltração no chamado ponto de visita (PV) na junção das vias. A partir daí iniciou-se um diagnóstico pelo setor de engenharia do SAAE, que descobriu pontos sucessivos de entupimento, que não permitiam a limpeza com equipamentos convencionais, o que levou à vedação temporária da rede de esgoto, para que fossem feitas escavações que encontraram túnel, onde deveria existir manilhas. Isso ocorreu por ação do tempo, já que a rede no local tem cerca de 20 anos. Essas escavações irão permitir que sejam instaladas novas manilhas e desobstruir totalmente a rede no menor prazo possível, como forma de evitar danos ambientais e prejuízos à população. O diagnóstico continua sendo feito em toda rede, como forma de que o trabalho solucione definitivamente o problema. Por fim, a direção do SAAE pede a compreensão da população sobre o fato, que tem todo esforço técnico para que seja resolvido no menor prazo possível.

A DIREÇÃO

R$ 5,5 milhões irão mudar ruas e avenidas e, outros recursos, toda Cacoal

A ordem de serviço que dará início à aplicação de R$ 5,5 milhões para recapeamento do quadrilátero de ruas e avenidas centrais em Cacoal foi assinada na manhã desta sexta-feira (1) pela prefeita Glaucione Rodrigues (PMDB) e representantes da empresa JZB, que executará o serviço. A cerimônia, bastante prestigiada, serviu ainda para que a prefeita falasse sobre outras obras importantes, como a nova sede da Prefeitura, e a segunda etapa do projeto iniciado hoje, quando serão aplicados mais recursos.

Sobre os trabalhos que estão sendo executados em Cacoal, a prefeita Glaucione afirmou que só são possíveis e razão de parceria com o Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que considera “os braços direito e esquerdo” de Cacoal. Agradecendo ainda aos vereadores, que se fizeram presentes ao evento, a prefeita falou  que já tem garantidos para 2018 a aplicação de R$ 13 milhões, já empenhados, para serem aplicados em obras.

Destes R$ 13 milhões, R$ 1 milhão foram assegurados pelo senador Valdir Raupp (PMDB), que também prestigiou a assinatura da ordem de serviço. Esses recursos serão destinados à nova sede da administração municipal, como disse a prefeita, e o senador afirmou que pretende liberar mais recursos a essa obra.

Também presentes ao evento, estiveram o deputado federal Nilton Capixaba (PTB), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Maurão de Carvalho (PMDB) e o diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva .