O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) concluiu o trabalho de desobstrução na rede de esgoto em trechos da Avenida Afonso Pena e a Rua Rui Barbosa em Cacoal. Uma equipe de técnicos e servidores da área de serviços externos atuou por cerca de uma semana, em tarefa de resolver um problema complexo e muito antigo. O SAAE também teve o apoio da Secretaria de Obras e outros parceiros que cederam maquinário capaz de aprofundar as escavações e abrir caminho para que os profissionais pudessem fazer os devidos reparos.

“Depois de exaustivo trabalho, em razão da complexidade que esse tipo de ação costuma oferecer, o SAAE conseguiu finalmente reparar o problema. Estamos conscientes dos transtornos que a obra causou, mas foi necessário para sanar um problema grave que, se não fossem tomadas providências, causaria sérios danos aos estabelecimentos comerciais e residenciais nesses trechos, além de afetar diretamente o meio ambiente”, afirmou a diretora técnico-operacional, Maria Auxiliadora dos Santos.

Os trabalhos da equipe do SAAE foram acompanhados pelo engenheiro Helton Morais, que esteve presente para orientar os servidores na tomada das decisões necessárias para que o trabalho de desobstrução e recuperação da área danificada pudesse ser realizado da melhor maneira possível. De acordo com o engenheiro, o problema ocorreu em razão de em um trecho de aproximadamente 500 metros, implantado há cerca de 20 anos, não ter utilizado material adequado. “Nessa época foram utilizadas manilhas não apropriadas e sem as especificações adequadas para esse tipo de empreendimento”, concluiu.

O engenheiro garantiu ainda que não há esgoto vazando da rede pública para dentro do rio e que caso algum morador identifique ligações clandestinas jogando dejetos no leito do Piarara, ou outro rio, deve fazer a denúncia às autoridades.

Já na próxima semana o local onde foi feito trabalho de escavação para a desobstrução do esgoto deve ser restaurado com massa asfáltica.