Movimento para limpeza dos rios de Cacoal inicia nesta sexta com força total

O movimento que está unindo o setor público de Cacoal e segmentos da sociedade civil para a revitalização dos rios do município, se reuniu na tarde desta quarta-feira (20) no gabinete da Prefeitura para definir os métodos do trabalho, que já começa na próxima sexta-feira (22). Toda a sociedade é convidada a participar das ações, que nesta primeira etapa acontecem também no sábado (23). Por questão de segurança, apenas um grupo capacitado recolherá o lixo nos rios. Os demais participantes terão outras atividades, sempre ligadas ao objetivo, que é a revitalização dos rios cacoalenses e a preservação ambiental.

O primeiro rio a receber os trabalhos é o Pirarara, que na sexta-feira, a partir das 8 horas, na Ponte da Rua A, terá os integrantes do movimento e voluntários reunidos para início da limpeza. Após esses trabalhos, os rios Tamarupá e Salgadinho também terão a coleta de lixo.

A administração municipal está repassando atribuições a todas as secretarias para que colaborem com os trabalhos. Ainda há o envolvimento da Polícia Militar, Bombeiros, representantes dos bairros e associações e outras entidades, todas em parceria.

Além da limpeza dos rios, o projeto inclui fazer um estudo amplo sobre a ocupação de áreas às margens e buscar alternativas à ocupação de áreas de preservação ambiental. O mapeamento de locais onde está sendo despejado esgoto e as providencias para evitar que continue acontecendo, da mesma forma, terá atenção por parte do movimento, que buscar ainda despertar na comunidade cacoalense a visão de que é importante a preservação dos rios e mananciais.

Todas as datas das próximas ações serão divulgadas previamente, como forma de que as pessoas que queiram participar das ações possam colaborar, sempre com os cuidados de todas as instituições envolvidas, principalmente no que se refere à segurança, meio ambiente e a saúde pública.

Jogos Abertos de Cacoal iniciam disputas nesta sexta-feira

Os Jogos Abertos, a mais tradicional competição esportiva realizada pela Prefeitura de Cacoal, através da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (AMEC), iniciam nesta sexta-feira (22) com oito equipes inscritas. O Ginásio Capitão Rui Luiz Teixeira recebera a abertura da competição a partir das 20 horas com cerimonial e apresentação das equipes, em seguida será realizado um amistoso de voleibol como forma de demonstração dos jogos. Durante a competição aproximadamente 1500 atletas participarão dos jogos em 20 modalidades coletivas e individuais. Modalidades: Futsal, Futebol Society, Basquetebol, Corrida de rua, Peteca, Capoeira, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia, Judô, Atletismo, Xadrez, Futevôlei, Handebol, Ciclismo, Malha, Bocha, Natação e mais Bocha e Atletismo Paralímpico. A competição que terá a duração de três meses tem como objetivo valorizar os atletas e as modalidades esportivas no município além de estimular as práticas saudáveis fornecidas pelo esporte. A Prefeitura de Cacoal, através da Amec, tem a honra de convidar a população de Cacoal para estar prestigiando a abertura do evento e os jogos da competição durante a sua realização.