SAAE mantém trabalho de limpeza periódica de lagoa de tratamento

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) promoveu esta semana a limpeza em sua planta de trabalho na Lagoa de Tratamento, situada nas proximidades do Bairro Buritis. Conforme informações dos técnicos e dirigentes da autarquia, esse trabalho de limpeza é importante para garantir melhores condições de trabalho aos funcionários que ali atuam, além de garantir também um melhor fluxo de vazão da lagoa.
A Lagoa O SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto, atende basicamente a 99,9% da população urbana da cidade de Cacoal com o fornecimento de água e a aproximadamente 60% com a coleta e tratamento de esgoto, a cidade foi dividida em 03 (três), BACIAS, BACIA “A”, “B” e BACIA “C. As obras da BACIA “A”, já foram concluídas, bem como as obras da BACIA “B”, estando em obras e andamento as da BACIA “C”, sendo que parte dela já foi entregue ao SAAE.
O sistema de tratamento de esgoto é composto por três lagoas anaeróbicas e duas lagoas de maturação ou polimento. sendo que este sistema é auto regulamentado, as reações são físico-químicas e bacteriológicas atuando com os fatores de temperatura local, sendo essa um catalisador, assim como a oxidação dos ‘produtos’ via aeração natural; sendo realizado periodicamente o monitoramento do mesmo; este é composto pelas seguintes análises: pH; DQO; Oxigênio dissolvido; Bacteriologia; Temperatura; Nitrato; Nitrito; fosfato; cromo; ferro; cobre.

Cacoal é a cidade a ser batida nos jogos intermunicipais; judô e ciclismo garantem ouro

Cacoal tem a maior delegação dos Jogos Intermunicipais de Cacoal(JIR), com exceção da cidade sede, com 218 atletas participando dos jogos iniciados no último na última sexta-feira (29) e que seguem até o próximo dia 11 em Ariquemes. A quantidade de medalhas de ouro garantidas nos primeiros dias da competição já demonstram que a capital do café é a cidade a ser batida, com vitórias no ciclismo masculino e judô masculino e feminino. Acompanhando a competição, o presidente da Autarquia Municipal de Esportes (Amec), Weliton Nunes, diz que o apoio da administração municipal de Cacoal, na pessoa da prefeita Glaucione Rodrigues, é o maior diferencial do município, que tem desenvolvido ações em todas as modalidades, também em competições nas áreas urbana e rural.

As vitórias iniciaram já no sábado, com Rogério Bonfante Morais vencendo a prova de ciclismo na final contra o relógio individual. Rogério conseguiu o tempo de 06:43:84 (seis minutos, quarenta e três segundos e oitenta e quatro centésimos) e mesmo caindo durante a prova, conseguiu chegar à frente de Paulo Augusto Monteiro Moraes, de Ariquemes, que teve o tempo de 06:46:24. O ciclista de Cacoal venceu também a prova de estrada, com tempo de 01hr15min02segundos, mais uma vez batendo Paulo Augusto Monteiro Morais, que chegou uma roda atrás.

Na competição de ciclismo por equipes, Cacoal também é o campeão na prova contra o relógio, com tempo de 06:42:95 (seis minutos, quarenta e dois segundos e noventa e cinco centésimos). A equipe foi formada por Rodrigo Clemente Selhorst e Rogério Bonfante Morais.

No judo Cacoal é campeão no masculino e feminino. Os nomes dos atletas não foram divulgados no boletim informativo numero 4, no qual consta que os nomes seriam informados no boletim número 5, o que também não aconteceu. A atualização da matéria com os nomes dos primeiros colocados será feita tão logo a organização libere o próximo boletim.