O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) promoveu esta semana a limpeza em sua planta de trabalho na Lagoa de Tratamento, situada nas proximidades do Bairro Buritis. Conforme informações dos técnicos e dirigentes da autarquia, esse trabalho de limpeza é importante para garantir melhores condições de trabalho aos funcionários que ali atuam, além de garantir também um melhor fluxo de vazão da lagoa.
A Lagoa O SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto, atende basicamente a 99,9% da população urbana da cidade de Cacoal com o fornecimento de água e a aproximadamente 60% com a coleta e tratamento de esgoto, a cidade foi dividida em 03 (três), BACIAS, BACIA “A”, “B” e BACIA “C. As obras da BACIA “A”, já foram concluídas, bem como as obras da BACIA “B”, estando em obras e andamento as da BACIA “C”, sendo que parte dela já foi entregue ao SAAE.
O sistema de tratamento de esgoto é composto por três lagoas anaeróbicas e duas lagoas de maturação ou polimento. sendo que este sistema é auto regulamentado, as reações são físico-químicas e bacteriológicas atuando com os fatores de temperatura local, sendo essa um catalisador, assim como a oxidação dos ‘produtos’ via aeração natural; sendo realizado periodicamente o monitoramento do mesmo; este é composto pelas seguintes análises: pH; DQO; Oxigênio dissolvido; Bacteriologia; Temperatura; Nitrato; Nitrito; fosfato; cromo; ferro; cobre.