Demonstrações da importância da preservação dos mananciais foram repassadas nesta quinta-feira (19) pela Prefeitura a alunos do campus de Cacoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), que possui uma nascente na sua área. O trabalho faz parte do um projeto de recuperação de solo e nascentes idealizado pela administração municipal e que fornece máquinas da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) para atender às propriedades atingidas por voçoroca, que é um processo erosivo de grande porte, ou que corram o risco de ter nascentes entupidas.

O diretor-geral do Ifro/Cacoal, Davys Sleman de Negreiros, emitiu nota, afirmando que “gostaria de parabenizar a nossa prefeita municipal Glaucione” pelo trabalho. O diretor diz ainda que não adianta plantar capim, horta, café se não tiver água para cuidar das lavouras.

O técnico da Semagri, Jorge Murer, foi ao campus e iniciou a recuperação da nascente do Ifro/Cacoal, o que acabou se tornando uma aula a campo para os estudantes.

De acordo com Jorge Murer, todo o processo prevê a construção de curvas de nível, barraginhas, desassoreamento de nascentes e reversão de processos erosivos de grande porte, como forma de evitar danos e ainda proteger as nascentes e, consequentemente, rios e córregos.