Cacoal terá representantes na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), programada para acontecer da próxima terça-feira (31) até sexta (3) em Barra do Piraí, no Estado do Rio de Janeiro. Os alunos Sesi/Senai de Cacoal, Bernardo Roa da Silva, Higor Felipe Neumann Coelho e Yuri Gerhardt Suematsu tiveram projeto selecionado em etapa regional da OBA/MOBFOG. Acompanhados da gerente da unidade do Sesi/Senai de Cacoal, Jocilene Ribeiro; da coordenadora de Educação, Rosiani Módolo, e da professora de física e ciências aplicadas, Inayara Bortoleto, os alunos apresentaram o projeto à prefeita Glaucione Rodrigues, que os recebeu em seu gabinete. Trata-se de um foguete de garrafas PET, que é lançado a mais de 100 metros, com propulsão de reação química.

De acordo com os representantes do Sesi/Senai, que acompanharão os alunos em Barra do Piraí, a instituição de ensino  incentiva e apoia o projeto, pois são ações que fortalecem o aprendizado e fomenta o interesse dos jovens pela astronomia, aeronáutica, ciências afins e promove a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, levando o aluno da teoria à prática.

PROFESSOR DESTAQUE

Ainda durante a visita do projeto à prefeita Glaucione, foi  apresentado o professor Jonis Correa (ciências e biologia),  que participou da seleção interna “professor destaque do Sistema Estruturado de Ensino (SOMOS)”, que foi selecionado com o projeto Ecologia na Prática com ênfase no Bioma Regional. Jonis Correa representará o Departamento Regional de Rondônia Sesi/Senai juntamente com a coordenadora de educação Rosiani Módolo no encontro Nacional que acontecerá também na terça (31) em São Paulo.