Amec realiza visitas esportivas a aldeias Indígenas

O diretor-geral da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (Amec), Weliton Nunes, representando a Prefeitura de Cacoal, tem realizado constantes visitas às aldeias indígenas do município com objetivo de acompanhar os atletas locais, treinamentos e possíveis talentos do esporte.

A última visita aconteceu na aldeia Suruí. na Linha 9, com intuito de auxiliar na preparação  para os Jogos Indígenas, que ocorrerão em novembro. “As visitas visam ainda aproximar a administração das comunidades indígenas, vistoriar o desenvolvimento do esporte no local e a preparação para os Jogos”, ressaltou o diretor-geral da Amec.

UBS Vilage do Sol e CEO inaugurados nesta sexta

A Prefeitura de Cacoal inaugurou na manhã desta sexta-feira (27) a Unidade Básica de Saúde (UBS) e também o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no bairro Vilage do Sol. As unidades tiveram problemas burocráticos em anos anteriores, o que impedia a inauguração, que aconteceu depois que a administração municipal solucionou os entraves em Brasília.

Em evento bastante prestigiado pela comunidade e autoridades locais, a prefeita Glaucione Rodrigues falou da importância das unidades de saúde, não só para o bairro Vilage do Sol, mas para toda Cacoal. Citando a qualidade da obra, a prefeita pediu à comunidade que ajude a zelar pelo bem público, que é de toda a população.

A atual secretária de Saúde, Joelma Sesana, agradeceu pelo empenho da secretária anterior, Penha Simão, a quem creditou parte fundamental das ações que levaram à inauguração desta sexta.

A gerente da UBS Vilage do Sol, Solange Silva, garantiu que os equipamentos e profissionais da unidades são modernos e que a comunidade será atendida com muita qualidade. Ela garantiu ainda que as duas unidades inauguradas têm medicamentos no estoque, suficientes para um atendimento com todo suporte da Saúde que a população precisa.

Prefeitura prepara vasta programação no mês de aniversário de Cacoal

A Prefeitura de Cacoal prepara eventos para o mês de novembro em comemoração aos 40 anos do município. Com organização da Fundação Cultural (FUNCCAL), os eventos envolvem todas as secretarias municipais e autarquias, que programam atividades específicas à finalidade de cada Pasta, abrangendo toda a comunidade. Entre os eventos programados está o lançamento do selo comemorativo aos 40 anos, no dia 16, e um bolo de 40 metros, que será oferecido à população no dia do aniversário da cidade, 26 de novembro.

A programação feita pelos organizadores das comemorações inicia já na próxima quarta-feira (1), com o lançamento do Novembro Azul, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cristo Rei. No sábado subsequente (4) acontece a peça teatral O Pequeno Príncipe, no Teatro Municipal. A abertura do Cacoal Sabor, no dia 6; encerramento do Programa Educacional Trânsito Seguro (PETS), no dia 9; recital no Teatro Municipal no dia 11; e passeio ciclístico no dia 15.

No dia 16 será feito o lançamento do selo comemorativo aos 40 anos de Cacoal no saguão do Teatro Municipal e no dia seguinte a Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semast) realiza no Projeto Movimento na Praça Municipal.

Com envolvimento das secretarias municipais de Administração (Semad), Saúde (Semusa), Planejamento (Semplan), Fazenda (Semfaz) e Indústria e Comércio (Semict), será feito atendimento à comunidade no bairro Vista Alegre no dia 18, por meio do programa “Prefeitura Perto de Você”. Ainda no dia 18 inicia a Virada Esportiva, sob a coordenação da Autarquia Municipal de Esportes (Amec), que acontece até a manhã do dia 19, quando acontece também o “Cacoal em Ação”, sob coordenação da FUNCCAL e Conselho da Juventude. No dia 20 será feito o lançamento da chamada escolar. No dia 21 mais uma vez o programa “Prefeitura Perto de Você” atende a comunidade, dessa vez no bairro Teixeirão.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) coordena uma ação de limpeza da cidade no dia 22, com envolvimento de todas as secretarias municipais. No dia 23 está programado pit stop educativo pela Secretaria Municipal de Trânsito (Semttran), o encerramento do Seminário de Planificação da Saúde pela Semusa e mais uma edição do “Prefeitura Perto de Você” no Distrito Riozinho.

Sob coordenação da FUNCCAL e da Secretaria de Agricultura (Semagri), no dia 24 acontece Feira de Artesanato e Agroindústria, com shows regionais. No mesmo dia a história de Cacoal será representada em apresentação de balet, no palco principal da Praça Municipal, e a abertura dos jogos indígenas, com coordenação da Amec. A Feira de Artesanato e Agroindústria e os jogos indígenas prosseguem no dia 25.

No dia 26, aniversário de Cacoal, será servido à população o bolo de 40 metros a partir das 8 horas na Praça Municipal, uma caminhada de divulgação ao Hospital de Câncer e competições esportivas.

Toda a população está sendo convidada a participar das atividades oferecidas pela Prefeitura.