Materno-infantil de Cacoal mantém sob controle estoque de materiais e medicamentos

O Hospital Municipal Materno-infantil (HMMI) de Cacoal, conhecido também como Sesp, abriu as portas de seu almoxarifado para a reportagem na manhã segunda-feira (30), como forma de levar ao conhecimento de toda população de Cacoal de que há materiais pensos (destinados a cirurgias) em quantidade suficiente para atender à comunidade. O diretor administrativo, Robson Luiz Luciano Rosa, acompanhado da farmacêutica, Gisele Bortolossi, relatou que o estoque de materiais do HMMI tem acompanhamento por sistema computadorizado e específico ao seu controle, além da atenção de toda equipe de farmacêuticos, o que garante que as compras sejam feitas em tempo hábil.

Gisele Bortolossi mostrou ainda que todos os materiais necessários às cirurgias obstétricas são agrupados em kits e entregues às equipes médicas, quando da necessidade das cirurgias. Trabalhando há mais de 25 anos como farmacêutica na Saúde de Cacoal, ela diz ainda que há por parte da atual administração muita preocupação com o estoque de materiais e medicamentos, de forma que não faltem nos estoques, da mesma forma que com as equipes de atendimento.

Sobre o atendimento à população, Robson Luiz diz que a humanização e atenção às pessoas é condição jamais deixada de lado e que todos os profissionais são orientados a dar o melhor atendimento possível. Os procedimentos são acompanhados pela equipe administrativa, que analisa caso a caso, tudo com o objetivo de que a população tenha um atendimento de qualidade.

Três novos cursos abrem inscrições nesta segunda na Semast

Nesta segunda-feira (30) iniciam as inscrições a três novos cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) de Cacoal e Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Os cursos são de artesanato natalino, decoração em vidro e crochê e toda a população pode participar, bastando fazer a inscrição na Semast, na rua Silvio Aparecido Pereira, 877, bairro Teixeirão.

O início do curso de artesanato natalino está programado para o dia 13 de novembro, com encerramento previsto para 17 do mesmo mês. O horário é das 8 às 11h30.

Para decoração em vidro o início é em 20 de novembro e encerramento no dia 24, também das 8 às 11h30. A carga horária é de 15 horas.

O curso de crochê terá duração de 20 dias, com carga horária de 60 horas. O início está  programado já na próxima quarta-feira, dia primeiro. O horário também é das 8 às 11h30. As inscrições são gratuitas.

Reeducandas entregam produção em curso da Semast

As reeducandas que participaram da capacitação em produção de peças de cama na Casa de Detenção de Cacoal concluíram o curso na última sexta-feira (27) e repassaram a produção a instituições de Saúde. Durante o curso, do qual participaram oito reeducandas, foram produzidas 85 peças, entre lençóis e capas de travesseiro e colchão, todas confeccionadas durante a capacitação.

A capacitação faz parte das atividades oferecidas em parceria com a Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) e Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).

A parte do município é oferecer equipamentos, monitores, programas sociais e atividades que estimulem a convivência. Para o titular da Semast, Elias Moisés, esse tipo de ação tem reflexos diretos na vida das reeducandas, não só pela possibilidade de progressão da pena, mas por dar a elas uma oportunidade de aprender uma profissão. Para o secretário, a Prefeitura de Cacoal cumpre seu papel com esse tipo de ação e parcerias como essa serão sempre bem vindas no município.