Parceria Prefeitura/Hospital Regional amplia mão de obra médica em Cacoal

Termo de Cooperação Técnica foi assinado nesta terça-feira (31) entre a Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e o Hospital Regional de Cacoal (HRC), com o objetivo de implementar programas de residência médica e multiprofissional em saúde. O HRC ficará responsável pela parte técnico-pedagógica e disponibilizar os médicos e demais profissionais da saúde para prestar assistência, entre outros pontos. Entre os itens que a Semusa terá sob sua responsabilidade está a disponibilidade de todas as instalações das unidades hospitalares e de pronto atendimento do município para a realização de estágio em residência médica e os recursos necessários.

A prefeita Glaucione Rodrigues (PMDB) disse durante a assinatura que a maior vantagem do termo de cooperação é o atendimento à população, que terá mais profissionais capacitados no atendimento das suas necessidades. Essa maior disponibilidade de mão de obra qualificada é fundamental para o funcionamento da Rede Municipal de Saúde, na visão da prefeita, principalmente com inaugurações de novas unidades de saúde e da própria Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está programada para 30 de novembro deste ano.

A mesma opinião tem a secretária municipal de Saúde, Joelma Sesano, que tem todos os dados sobre a necessidade de profissionais da área no município. A aposentadoria ou saída de servidores a outros órgãos poderá ter impacto menor a partir de agora, com o termo de cooperação, pondera a secretária.

Representando o HRC, Regina Célia Politano, uma de suas coordenadoras, diz que o documento é bom para todos, tanto para os formandos, quanto para a população, e também para as instituições de ensino, que terão a certeza de entregar ao mercado de trabalho profissionais altamente qualificados e que terão cumprido com as exigências de horas teóricas e práticas. Para a residência médica é fundamental que 80% das horas sejam destinadas à prática, informou a coordenadora.

Novembro Azul é lançado em Cacoal e unidades de saúde farão atendimento especial

O lançamento da Campanha do Novembro Azul em Cacoal foi realizado nesta quarta-feira (1) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cristo Rei, bairro Floresta. Uma realização da Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a campanha tem o objetivo de conscientizar homens sobre a importância dos cuidados com a saúde. Mesmo antes do lançamento, no período da manhã, as UBS´s tiveram programação voltada ao Novembro Azul e o atendimento estendido até o período da noite em algumas unidades.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Joelma Sesano, o foco é a prevenção ao câncer de próstata, mas muitas outras informações sobre a saúde do homem serão repassadas elas equipes médicas nas UBS de Cacoal.

A secretária diz ainda que, embora o atendimento no mês de novembro seja destinado à saúde do homem, todos os atendimentos de rotina continuarão sendo feitos, de forma que quem busque assistência de saúde pelo município não seja prejudicado.