Termo de Cooperação Técnica foi assinado nesta terça-feira (31) entre a Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e o Hospital Regional de Cacoal (HRC), com o objetivo de implementar programas de residência médica e multiprofissional em saúde. O HRC ficará responsável pela parte técnico-pedagógica e disponibilizar os médicos e demais profissionais da saúde para prestar assistência, entre outros pontos. Entre os itens que a Semusa terá sob sua responsabilidade está a disponibilidade de todas as instalações das unidades hospitalares e de pronto atendimento do município para a realização de estágio em residência médica e os recursos necessários.

A prefeita Glaucione Rodrigues (PMDB) disse durante a assinatura que a maior vantagem do termo de cooperação é o atendimento à população, que terá mais profissionais capacitados no atendimento das suas necessidades. Essa maior disponibilidade de mão de obra qualificada é fundamental para o funcionamento da Rede Municipal de Saúde, na visão da prefeita, principalmente com inaugurações de novas unidades de saúde e da própria Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está programada para 30 de novembro deste ano.

A mesma opinião tem a secretária municipal de Saúde, Joelma Sesano, que tem todos os dados sobre a necessidade de profissionais da área no município. A aposentadoria ou saída de servidores a outros órgãos poderá ter impacto menor a partir de agora, com o termo de cooperação, pondera a secretária.

Representando o HRC, Regina Célia Politano, uma de suas coordenadoras, diz que o documento é bom para todos, tanto para os formandos, quanto para a população, e também para as instituições de ensino, que terão a certeza de entregar ao mercado de trabalho profissionais altamente qualificados e que terão cumprido com as exigências de horas teóricas e práticas. Para a residência médica é fundamental que 80% das horas sejam destinadas à prática, informou a coordenadora.