Desde esta segunda-feira (20) e até a próxima sexta (24) pais de alunos de um a cinco anos na área urbana e de quatro a cinco anos na zona rural devem procurar as escolas da rede municipal de ensino para a chamada escolar 2018. Os documentos necessários são a certidão de nascimento das crianças e comprovante de residência. A chamada escolar tem o objetivo de fazer o recenseamento escolar, que será utilizado para levantar dados para o planejamento administrativo de atendimento à demanda e ainda planejar as ações de adequação dos alunos na faixa etária citada.

O lançamento da chamada escolar foi realizado oficialmente na última sexta-feira (17) na Escola Agustinho Goes e contou, além das autoridades municipais, com as presenças dos deputados Luiz Claudio (federal) e Maurão de Carvalho (presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia). Em seu pronunciamento, a prefeita Glaucione Rodrigues disse que entre os objetivos da chamada está acabar com as longas filas que eram vista nos períodos de matrícula escolar em Cacoal. Para a prefeita, isso é inadmissível, já que os pais, além de passarem por madrugadas nas filas, ainda eram prejudicados por muitas vezes não conseguirem ir aos locais de trabalho por medo de não conseguirem matricular seus filhos.

Pela programação apresentada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), nos bairros Alfa Park e Paineiras, onde não há escola municipal, haverá plantão de atendimento. O horário de atendimento será das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A chamada escolar é necessária para a realização da matrícula.