Limpeza dos rios Salgadinho e Tamarupá começa nesta sexta em Cacoal

A exemplo do que ocorreu no mês de setembro no rio Piarara, a Prefeitura de Cacoal mobiliza toda a comunidade para participar de ação de limpeza dos rios Salgadinho e Tamarupá. A ação, que acontece nestas sexta-feira e sábado (1 e 2 de dezembro), começa às 8 horas a partir da ponte da Rua Geraldo Cardoso Campos, próximo à Paca no bairro Josino Brito, onde as pessoas que participarão estarão concentradas.

O movimento que está unindo o setor público de Cacoal e segmentos da sociedade civil para a revitalização dos rios do município definiu os métodos de trabalho ainda em setembro. Toda a sociedade foi convidada a participar das ações. Por questão de segurança, apenas um grupo capacitado recolherá o lixo nos rios. Os demais participantes terão outras atividades, sempre ligadas ao objetivo, que é a revitalização dos rios cacoalenses e a preservação ambiental.

Além da limpeza dos rios, o projeto inclui fazer um estudo amplo sobre a ocupação de áreas às margens e buscar alternativas à ocupação de áreas de preservação ambiental. O mapeamento de locais onde está sendo despejado esgoto e as providencias para evitar que continue acontecendo, da mesma forma, terá atenção por parte do movimento, que busca ainda despertar na comunidade cacoalense a visão de que é importante a preservação dos rios e mananciais.

O primeiro rio a receber os trabalhos foi o Piarara, nos dias 22 e 23 de setembro. A administração municipal está repassando atribuições a todas as secretarias para que colaborem com os trabalhos. Ainda há o envolvimento da Polícia Militar, Bombeiros, Ministério Público, representantes dos bairros, associações e outras entidades, todas em parceria.

Mais de 300 índios participaram dos Jogos Indígenas 2017

Os Jogos Indígenas 2017, realizado pela Prefeitura de Cacoal, através da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (AMEC), contou com a presença de mais de 300 índios de nove aldeias em dois dias de competição.

O evento teve inicio no sábado (25) às 10 horas no Ginásio senador Ronaldo Aragão, com as apresentações das equipes e danças tradicionais. Na sequência as competições começaram no Country Club de Cacoal e no clube da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com as modalidades de arco e flecha, futebol society, vôlei de praia 4×4, cabo de guerra, prova de fogo e atletismo.

Participaram dos jogos as aldeias do município, Aldeia Tikã, Aldeia Central, Aldeia Amaral, Aldeia Lapetanha, Aldeia Lobó, Aldeia Makorey, Aldeia Gamir, Aldeia Paitér e Aldeia Joveem Paitér. O evento fez parte das comemorações de 40 anos de Cacoal, e contou com apoio da SEJUCEL, SEDUC, CRE, FUNAI, DSEI Vilhena, Radio Suprema, Facimed, Country Club, Corpo de Bombeiro Civil, Country Club, AABB e o Colégio Clodoaldo Nunes de Almeida. A expectativa é que os Jogos Indígenas se tornem cada vez mais tradicionais no município e que para as próximas edições aumente o numero de aldeias e índios participantes.