Os Jogos Indígenas 2017, realizado pela Prefeitura de Cacoal, através da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (AMEC), contou com a presença de mais de 300 índios de nove aldeias em dois dias de competição.

O evento teve inicio no sábado (25) às 10 horas no Ginásio senador Ronaldo Aragão, com as apresentações das equipes e danças tradicionais. Na sequência as competições começaram no Country Club de Cacoal e no clube da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com as modalidades de arco e flecha, futebol society, vôlei de praia 4×4, cabo de guerra, prova de fogo e atletismo.

Participaram dos jogos as aldeias do município, Aldeia Tikã, Aldeia Central, Aldeia Amaral, Aldeia Lapetanha, Aldeia Lobó, Aldeia Makorey, Aldeia Gamir, Aldeia Paitér e Aldeia Joveem Paitér. O evento fez parte das comemorações de 40 anos de Cacoal, e contou com apoio da SEJUCEL, SEDUC, CRE, FUNAI, DSEI Vilhena, Radio Suprema, Facimed, Country Club, Corpo de Bombeiro Civil, Country Club, AABB e o Colégio Clodoaldo Nunes de Almeida. A expectativa é que os Jogos Indígenas se tornem cada vez mais tradicionais no município e que para as próximas edições aumente o numero de aldeias e índios participantes.