O governador Confúcio Moura esteve na tarde desta segunda-feira (22) no gabinete da prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues, para anunciar que no dia primeiro de fevereiro será iniciada uma nova força-tarefa para restaurar as vias do município. Juntamente com os deputados estaduais Maurão de Carvalho e Juracy Barbosa Moreira (Só na Bença), o governador antecipou que as usinas de asfalto de Ji-Paraná, Rolim de Moura e Jaru estarão produzindo para que Cacoal receba os trabalhos de uma grande quantidade de máquinas do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que trabalharão em conjunto com as máquinas da Secretaria de Obras do Município. A intenção, segundo o anúncio do governador, feito ainda a vereadores e secretários municipais, é modificar a cidade de Cacoal em 90 dias, com um esforço concentrado de profissionais e máquinas.

Confúcio Moura disse saber da importância de Cacoal no contexto da economia de Rondônia, por ser um pólo de Educação, de Saúde e gastronômico e também por ser uma das principais cidades do Estado. A localização na região central e as atrações turísticas e de compras que Cacoal oferece tornam a cidade destino certo de pessoas de todo Estado, disse o governador, justificando o porquê dos investimentos feitos para a recuperação da cidade.

Os trabalhos feitos em 2017, que também tiveram apoio do Governo do Estado, já mudaram a cidade de Cacoal, na opinião da prefeita Glaucione Rodrigues, e mesmo com todas as dificuldades impostas pela crise financeira global, o município conseguiu avançar e patrolar 90% das estradas rurais e atender aldeias indígenas que há décadas não recebiam apoio na recuperação de estradas. A prefeita lembrou que 85% da cidade são atendidos por esgoto sanitário, sendo o maior índice de saneamento para uma cidade do Norte do país, mas que é fundamental dar condições de trafegabilidade à população. Essa nova parceria com o governo, como disse a prefeita, é uma conquista do povo de Cacoal, “para quem a administração precisa trabalhar”, disse Glaucione.

Na opinião do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Maurão de Carvalho, os problemas de buracos em Cacoal não são apenas da prefeita Glaucione, mas sim de toda a classe política da região. Contribuir para a melhoria do município e mudar essa realidade é uma obrigação de todo político que gosta e quer uma Cacoal melhor, disse Maurão de Carvalho.

Outro deputado da região, Só na Bença, lembrou que desde 2017 vem contribuindo com Cacoal, garantindo equipamentos, como dois caminhões caçamba, um carro para a Secretaria de Agricultura e outras emendas. Para 2018 o deputado diz que estará ainda mais empenhado em conseguir recursos que possam contribuir com a melhoria de Cacoal.

DESENVOLVIMENTO

O governador Confúcio Moura falou ainda da usina de asfalto que será enviada a Cacoal e que vai contribuir muito para que os problemas de trafegabilidade vistos atualmente sejam evitados. Como informou o governador, a usina já foi licitada e foi pensada sob medida para Cacoal.

Após da reunião no gabinete, o governador percorreu algumas ruas de Cacoal juntamente com a prefeita Glaucione e foi até o prédio onde funcionará o Centro de Especialidades Médias, no Jardim Itália.