Aulas na Rede Municipal iniciam nesta quinta-feira, dia 15

As aulas na Rede Municipal de Ensino de Cacoal iniciarão nesta quinta-feira (15) em razão de novas exigências na vistoria nos ônibus do transporte escolar, comunicadas no dia 25 de janeiro pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a todas as secretarias municipais de Educação. Como não havia tempo necessário para as adequações, a Associação Rondoniense de Municípios (Arom) interveio junto ao Detran para que as secretarias municipais tivessem mais tempo, em razão de exigências de equipamentos eletrônicos, como câmeras de ré, nos veículos. A secretária de Educação de Cacoal, Rosely Vieira, esclarece que não haverá prejuízos ao calendário letivo 2018 e que os equipamentos, exigidos na resolução nº 504/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contram), serão licitados e instalados até a próxima vistoria nos veículos.

A prorrogação no início das aulas acontece na maioria dos municípios rondonienses, que tiveram que se mobilizar junto à Arom para que pudessem ter novo prazo de instalação dos equipamentos. A diretora técnica de Veículos do Detran, Raíssa Coelho Marques, esclareceu ao presidente da Arom, Jurandir de Oliveira, que a resolução nº 504/2016 do Contram entrou em vigor em 1º de janeiro de 2018, mas entende que licitações são demoradas e por isso as câmeras de ré e novos retrovisores serão exigidos a partir do segundo semestre.

A titular da Pasta da Educação em Cacoal, Rosely Vieira, disse ainda que todos os municípios da região Norte terão os dados analisados para que seja elaborada uma nota técnica pelo Detran, de forma a facilitar a aquisição dos novos equipamentos, explicando de que forma podem ser comprados com mais eficiência e rapidez.

Sobre os ônibus do Transporte Escolar em Cacoal, explicou que são 39 terceirizados, os quais as empresas proprietárias terão que adaptar, e 36 da frota própria, que o município providenciará a instalação dos novos equipamentos no segundo semestre. Até lá, o transporte dos alunos será feito normalmente pelos veículos, conforme entendimento da Arom, Detran e secretarias municipais de Educação.

Programa Pensando no Amanhã terá rematrículas a partir de segunda

Com o fim das férias escolares, se iniciam as rematrículas para o programa “Pensando no Amanhã”, programa este realizado pela Prefeitura de Cacoal, por meio da Autarquia Municipal de esportes de Cacoal (AMEC), do qual as crianças e jovens do município têm a oportunidade de estarem desfrutando da pratica esportiva de sua escolha.
A partir da próxima segunda-feira (5) os alunos que já participam do programa poderão efetuar suas rematrículas na sede da Amec das 7h às 13 horas até na sexta feira (9). A partir do dia 15 estarão abertas as matrículas para os novos alunos que queiram fazer parte do programa e praticar algum dos esportes oferecidos pela Amec.
Neste ano houve mudanças no planejamento das escolas de iniciação esportiva do município com o objetivo de melhorar as atividades e melhor atendendo a população. As modalidades terão no mínimo dois núcleos espalhados pelo município e as modalidades oferecidas pela Amec são, handebol, futebol, futsal, voleibol, natação, basquetebol, peteca, judô e atletismo.

COMUNICADO

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cacoal realiza nas próximas segunda e terça-feiras (dia 5 e 6 de fevereiro) a partir das 7h30 às 13 horas,  na Igreja São Cristóvão do bairro Vista Alegre, as matrículas e rematrículas Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Para serem matriculados ou rematriculados, é preciso ter entre 7 e 14anos, feminino e masculino, e levar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e o Cadastro Único do Bolsa Família. As pessoas que ainda não tenham o cadastro único serão orientadas a como retirar o documento.   As atividades do SCFV retornam no dia 19 de fevereiro.

O QUE: Matrículas e rematrículas do SCFV

ONDE: Local: Igreja São Cristóvão – Bairro Vista Alegre.

QUANDO: Dias 5 e 6 de fevereiro, das 7h30 às 13 horas.