Cacoal tem novo secretário de Agricultura, que busca diálogo e resultados

Cacoal tem um novo secretário municipal de Agricultura desde a manhã desta segunda-feira (5), quando assumiu a pasta Toninho da Emater. Em uma cerimônia que lotou o auditório da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), a prefeita Glaucione Rodrigues falou da sua ligação com o setor produtivo e anunciou que o ex-titular da Pasta, Donizete Souza da Silva, continua na administração municipal. Além de produtores rurais, vereadores e secretários municipais, representantes da Associação Comercial e Industrial (Acic) e Sebrae, o deputado estadual Juracy Barbosa Moreira (Só na Bença) participou da posse de Toninho da Emater, que teve 75% da preferência entre um grupo de produtores ouvidos pela prefeita Glaucione.

Para a prefeita, Cacoal tem atenção aos pedidos dos produtores rurais e a reforma dos carreadores é o que mais tem sido solicitado. Mesmo com as informações de mais de cinco mil propriedades, a prefeita disse que é preciso ampliar o parque de máquinas da secretaria para que todas sejam atendidas. Para que isso seja possível, a prefeita diz que busca apoio em Brasília e que o deputado federal Nilton Capixaba, de Cacoal, tem destinado recursos para esse fim. Ainda no primeiro semestre de 2018 os maquinários devem ser entregues, como informou Glaucione Rodrigues.

Para o vice-prefeito do município, Elcirone Deiró, Cacoal tem uma vocação claramente agrícola e é preciso dar a esse setor todo suporte para que possa continuar se desenvolvendo. Ele considera ainda a agricultura o carro-chefe da economia local, com geração de empregos e riquezas, fortalecendo a imagem de Cacoal no cenário estadual.

Representando a Câmara de Vereadores, o presidente do Paulo Duarte Bezerra (Paulinho do Cinema) lembrou do empenho do ex-secretário Donizete Souza da Silva, para conduzir a pasta e, mesmo com dificuldades, como disse, conseguiu dar resultados ao setor. O presidente da Câmara se colocou à disposição para ajudar o novo secretário no que precisar.

Em seu discurso de posse, Toninho da Emater abordou diretamente três pontos: café, leite e piscicultura. Se dizendo essencialmente um técnico da Emater, demonstrou conhecimento ao falar rapidamente sobre projetos para fortalecimento do setor produtivo de Cacoal e pediu que o diálogo seja o caminho para que conflitos sejam solucionados. O novo secretário, que terá ainda ao seu lado o ex-secretário de Obras Valdeir de Andrade (Benê) e José Carlos Nunes,  afirmou que seu trabalho será pautado pela gestão, organização planejamento e resultado, sempre colocando as necessidades do produtor rural de Cacoal em primeiro lugar.

Ex-atleta do “Pensando no Amanhã” fará testes na equipe do Mirassol em São Paulo

O atleta de 16 anos, Paulo Ricardo Campana, iniciado no “Pensando no Amanhã” programa este realizado pela Prefeitura de Cacoal, comandada pela Autarquia Municipal de esportes de Cacoal (AMEC), esta em São Paulo onde irar realizar testes junto à equipe de futebol do Mirassol na categoria sub-16.
Paulo iniciado pelo professor da Amec de iniciação esportiva ao futebol, Normi L. de Araujo, também teve passagens por outras instituições de ensino esportivo do município, aonde chegou a disputar no ultimo ano o categoria sub-17 do Campeonato Rondoniense de Futebol, adquirindo assim experiência em uma grande competição.
O futebol de Cacoal tem evoluído muito nos últimos anos em suas categorias de base, reflexo desse trabalho são os frutos colhidos como o caso de Paulo que realizara teste em São Paulo em um grande clube do estado. Outros casos recentes de atletas cacoalenses que passaram pelo programa “Pensando no Amanha” também merecem destaque, atletas esses participando de “peneiras” em clubes do Paraná e São Paulo. “Só temos a agradecer o apoio da Prefeitura de Cacoal, e da Amec, agindo em prol do esporte no município, pois sem elas talvez alguns desses talentos poderiam ser perdidos, essa garotada vale ouro e fico feliz em poder contribuir para que os talentos de Cacoal possam estar Procurando seu espaço no cenário do futebol Nacional” – Normi L. de Araujo.