Amec realizara oficina de futebol na zona rural

A Prefeitura de Cacoal, por meio da Autarquia Municipal de esportes de Cacoal (AMEC), realizara oficinas de futebol na zona rural do município nos próximos finais de semana, começando neste sábado (10).

A oficina sobre futebol é uma extensão do programa “Pensando no Amanha” também para a zona rural, onde serão atendidas crianças e jovens com faixa etária de 7 a 17 anos, sendo totalmente gratuita. A primeira localidade a receber a oficina será a Linha 10 no campo dos pneus a partir das 8 horas.

Nas oficinas serão trabalhados fundamentos técnicos da modalidade com o objetivo de também proporcionar aos alunos da zona rural a prática esportiva, para que possam estar aprimorando o esporte em sua localidade. Desde já a Prefeitura de Cacoal, através da Amec, convida a população da Linha 10 e proximidades a estarem participando das atividades.

Cobrança da taxa de lixo está suspensa até dia 27 e não há risco de cortes

A cobrança da tarifa sobre os serviços de coleta e destinação do lixo está suspensa em Cacoal até o dia 27 de fevereiro pelo Decreto nº 6.709/PMC/2018. Ao anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (9) pela prefeita Glaucione Rodrigues em entrevista coletiva, onde falou sobre o índice de contas que tiveram erro de valores e quais medidas serão tomadas para solucionar o problema. Acompanhada por vereadores e secretários municipais, Glaucione Rodrigues anunciou a projeção de arrecadação com a nova tarifa, que vai ficar em torno de R$ 300 mil/mês, ainda insuficientes para cobrir os gastos com os serviços do lixo, em torno de R$ 500 mil/mês.

Em razão das proporções de falsas notícias que se criou em torno de erros do sistema de cálculo da tarifa cobrada pelos serviços de coleta do lixo, a administração municipal resolveu suspender a emissão de contas de água com os valores embutidos para que todas as medidas de correção precisa sejam tomadas.

Pelos números apresentados pela administração municipal, Cacoal tem cadastrados aproximadamente 27,5 mil consumidores que recebem conta de água, sendo cerca de 24 mil ativos. Nesta primeira etapa foram emitidas 2 mil contas de água já com a taxa do lixo, destas, menos de 150 tiveram problemas de valores calculados erroneamente.

Com a decisão da prefeita de suspender a emissão da taxa do lixo até o dia 27, todas as cobranças de juros e multas também estão suspensas, da mesma forma que não há risco de corte no fornecimento do serviço de água por falta de pagamento, especificamente sobre estas contas. As pessoas que já pagaram contas de água e que os valores não estejam corretos, será feito ressarcimento nas próximas contas de água, de forma que não haja prejuízos à população.

A prefeita reafirmou na coletiva que a falha no sistema, que é de uma empresa terceirizada, não significa má intenção e que jamais vai admitir durante o seu mandato que a população seja lesada. Todas as medidas, como explicou Glaucione Rodrigues, são em respeito à população de Cacoal.